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Título: Rotatividade no setor público : um estudo de caso sobre os servidores da Capes
Autor(es): Cruz Filho, Otávio Augusto de Oliveira
Orientador(es): Santos, Aleksandra Pereira dos
Assunto: Rotatividade de pessoal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Setor público
Análise fatorial
Data de publicação: 17-Ago-2018
Referência: CRUZ FILHO, Otávio Augusto de Oliveira. Rotatividade no setor público: um estudo de caso sobre os servidores da Capes. 2018. xi, 139 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A rotatividade é um dos fenômenos organizacionais mais estudados na iniciativa privada devido aos custos diretos e indiretos que impõe às organizações, apesar de ainda ser incipiente no setor público. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo principal identificar os fatores que influenciam a saída e a intenção de sair dos servidores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para atingi-lo, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza quali-quanti realizado em três etapas: análise documental, entrevistas e questionário. As entrevistas foram realizadas com ex-servidores da instituição e foi possível identificar 13 fatores que influenciaram suas saídas: Remuneração, Equilíbrio entre vida e trabalho, Autorrealização, Atividades mecânicas, Ambiente de trabalho, Organização do trabalho, Carga de trabalho, Atuação do setor de Gestão de Pessoas, Stress, Oportunidade de assumir cargos de chefia ou função gratificada, Oportunidades de treinamento, Divulgação dos objetivos estratégicos e Reconhecimento do trabalho. Em posse desses dados, aplicou-se questionário com o objetivo de coletar dados sobre a intenção de rotatividade (IR) dos servidores ativos e identificar os antecedentes do turnover que os motivariam a sair da organização com base nas variáveis encontradas na fase de entrevistas. Verificou-se que esses funcionários apresentaram média superior (média=3,12; DP=1,31) ao ponto médio da escala de valor (3) de IR. Por meio da técnica de análise fatorial, foi possível extrair três fatores: Fator 1 – Ambiente Organizacional (Ambiente de Trabalho, Stress, Organização do trabalho, Divulgação dos objetivos estratégicos e Atuação do setor de Gestão de Pessoas); Fator 2 – Vida Pessoal vs. Profissional (Remuneração, Equilíbrio entre vida e trabalho e Carga de trabalho); e Fator 3 – Realização pessoal (Reconhecimento profissional, Oportunidades de treinamento, Atividades mecânicas e Autorrealização). Os três fatores extraídos da análise fatorial têm clara aderência aos antecedentes de rotatividade já existentes na literatura. Por fim, estruturou-se o problema de Rotatividade de Servidores da Capes por meio da Análise e Desenvolvimento de Opções Estratégicas (SODA), no qual foram definidas as principais estratégias que devem ser tomadas para que se tente diminuir a rotatividade desses funcionários: Diminuir o Stress por meio da Organização do Trabalho, Gerenciar o Ambiente de Trabalho, Valorizar a carreira de C&T e Melhorar a Atuação do Setor de Gestão de Pessoal.
Abstract: Employee turnover is one of the most studied organizational phenomena in the private sector because of the direct and indirect costs it imposes on organizations, although still incipient in the public sector. For that matter, this work’s main objective is to identify the factors that influence the turnover and the turnover intention of the public servants of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). To achieve this, it was developed a case study of both qualitative and quantitative nature in three stages: documentary analysis, interviews and questionnaire. The interviews were carried out with former servants of the institution and it was possible to identify 13 factors that influenced their turnover, namely, Salary, Life and Work Balance, Self-fulfillment, Mechanical activities, Work environment, Work organization, Workload, Human Resources Sector Performance, Stress, Opportunity to Assume Managerial Positions, Training Opportunities, Strategic Objectives Disclosure and Work Recognition. After that, a questionnaire was used to collect data on the turnover intention of the working servants and to identify the turnover factors that would motivate them to leave the organization based on the variables found in the interview phase. It was found that these employees had a higher mean (mean = 3.12; SD = 1.31) at the turnover intention value scale midpoint (3). Using the factor analysis technique, it was possible to extract three factors that would explain the IR of theses servants: Factor 1 - Organizational Environment (composed of the variables Work Environment, Stress, Work Organization, Strategic Objectives Disclosure and Human Resources Sector Performance); Factor 2 - Personal Life vs. Professional Life (composed of the variables Salary, Life and Work Balance and Workload); and Factor 3 - Personal fulfillment (composed of the variables Work Recognition, Training Opportunities, Mechanical activities and Self-fulfillment). The three factors extracted from the factor analysis have clear adherence to the turnover researches already existing in the literature. All in all, the problem of turnover at Capes Servers was structured through the Strategic Options Development and Analysis (SODA), which defined the main strategies that should be taken to try to reduce the turnover of these employees: Reduce Stress through Work Organization, Manage Work Environment, Value the S&T career and Improve Human Resources Sector Performance.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
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