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CAPITULO_ReciclandoCotidianoExperiencias.pdf137,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Reciclando o cotidiano : experiências iniciais na implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
Autor(es): Catalão, Vera Margarida Lessa
Alves, Adriana Silva
Araújo, Camylla Portela de
Soria, Edward Conrado
Rodrigues, Marina Silva Bicalho
Oliveira, Wesley da Silva
Assunto: Educação ambiental
Movimentos sociais
Resíduos sólidos
Coleta seletiva de lixo
Data de publicação: 2011
Editora: Cidade Gráfica e Editora
Referência: CATALÃO, Vera Margarida Lessa et al. Reciclando o cotidiano: experiências iniciais na implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. In: CATALÃO, Vera Margarida Lessa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar (Org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p. 261-270.
Resumo: O presente trabalho aborda a implantação da coleta solidária de papel na Faculdade de Educação da UnB no período 2008/2010 pelo projeto de extensão Reciclando o Cotidiano, formado por um grupo de estudantes, funcionários e uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos. A metodologia adotada pelo projeto envolveu planejamento participativo e articulou uma rede de contatos e parcerias, como a inclusão dos catadores de materiais recicláveis. O grupo promoveu atividades de sensibilização e mobilização da comunidade acadêmica, elaborou-se um plano de coleta seletiva do papel. Houve análises do fluxo dos resíduos, edição de materiais didáticos e avaliações processuais do processo. Ao longo do processo percebeu-se a necessidade de buscar novas estratégias pedagógicas de Educação Ambiental para promover mobilizações contínuas da comunidade acadêmica. Os resultados de uma pesquisa realizada com 114 sujeitos da Faculdade de Educação confirmaram essa necessidade de experimentação de novas estratégias de mobilização. A reunião de saberes, práticas e interesses diversos, a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, a mobilização dos grupos envolvidos e a gestão da qualidade ambiental em um campus universitário demandam uma abordagem epistemológica transdisciplinar e complexa capaz de compreender as dimensões socioambientais, políticas, econômicas e educativas que interagem no processo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Informações adicionais: Ilustrações do capítulo encontram-se no Anexo I do livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília, p. 324-325.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília.
Publicação associada: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32265
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