Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3198
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_NuriaAlexandraVintrodeDeus.PDF468 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Adulto : aluno infiel ou incompreendido? : aspectos lingüísticos, sociais e afetivos que permeiam o ensino da língua inglesa (LE) para adultos
Autor(es): Deus, Núria Alexandra Vintró de
Orientador(es): Chauvet, Gilberto Antunes
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino - educação de adultos
Educação de adultos - aspectos sociais
Data de publicação: 24-Abr-2007
Referência: DEUS, Núria Alexandra Vintró de. Adulto: aluno infiel ou incompreendido? : aspectos lingüísticos, sociais e afetivos que permeiam o ensino da língua inglesa (LE) para adultos. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A presente pesquisa de cunho etnográfico e natureza qualiquantitativa discute os motivos pelos quais alunos adultos cancelam, abandonam o curso de inglês ou por outro lado, permanecem no mesmo. Os informantes de pesquisa se constituíram de quatro turmas de diferentes níveis de proficiência e faixa etária, de um instituto binacional de ensino de língua inglesa. São vários fatores, entre eles socais, lingüísticos e afetivos, que interferem no processo convencional de aprendizagem de LE por parte do adulto. Os professores das turmas acima citadas também foram informantes de pesquisa, visto que a postura do professor também exerce uma forte influência na decisão do aluno adulto continuar ou não no curso de línguas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research, a qualitative and quantitative study, discusses the reasons why adult students cancel or simply withdraw from their English classes, or, on ther other hand, continue the process of learning the language. Four groups of different levels of proficiency and age, from a binational institute were observed by the researcher. When it comes to the adult learning, factors such as cognitive and emotional ones affect the conventional process of learning a foreign language. The teachers were also observed and interviewed once their posture can also influence the students’decision of canceling the course or not.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.