Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/31838
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ ParetoBorgesRealidade.pdf262,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorrêa, Carolina Pimentel-
dc.contributor.authorNeves, Fabrício Monteiro-
dc.contributor.authorTeló, Fabrício-
dc.contributor.authorLucion, Jéssica Maria Rosa-
dc.contributor.authorSouto, Julio-
dc.contributor.authorPerez, Reginaldo Teixeira-
dc.contributor.authorRocha, Giovanna Nicoloso da-
dc.date.accessioned2018-05-14T11:22:24Z-
dc.date.available2018-05-14T11:22:24Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationCORRÊA, Caroline Pimentel et al. De Pareto a Borges: realidade e ficção na construção do conhecimento em sociologia. Revista Áskesis, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 234-238, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://www.revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/article/view/134/pdf>. Acesso em: 23 nov. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31838-
dc.description.abstractEste ensaio – que possui a forma de um dossiê – tem como objeto o que se convencionou chamar de “dilemas do(s) método(s) na Sociologia”, reconhecendo-se o seu caráter construtivo. Partindo-se dos parâmetros cognitivos “ortodoxia versus ficção”, achega-se a pontos intermediários, com a afirmação de um estatuto científico para a Sociologia sem que se elidam os seus fatores artificiais. As provocações se inauguram com o exame das formulações sociológicas de Vilfredo Pareto, sublinhando-se a sua ousadia metodológica marcada pela (pretensão de) objetividade, e alcançam o outro extremo com o emprego da criação literária, tendo-se como exemplares Kafka e Borges. A busca por pontos intermediários visita as teorias de Weber, Bourdieu, Bobbio e Habermas, entre outros – e o que sobrevém desse movimento é que os exercícios de racionalidade que almejam conhecimento na Sociologia são tanto vicários do instável equilíbrio entre objetivos e procedimentos quanto da anuência dos que definem o caráter da ciência naquele momento específico.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Sociologia - Universidade Federal de São Carlospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDe Pareto a Borges : realidade e ficção na construção do conhecimento em sociologiapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSociologiapt_BR
dc.subject.keywordSociologia do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordPareto, Vilfredo, 1848-1923pt_BR
dc.rights.licenseRevista Áskesis - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0). Fonte: http://www.revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/article/view/134/pdf. Acesso em: 23 nov. 2017.pt_BR
dc.description.abstract1The present essay - which has the structure of a dossier - has as its object the so-called “method (s) dilemmas (s) in Sociology”, recognizing their constructive character. Opening from the cognitive parameters “orthodoxy versus fiction,” we come to intermediate points, with the affirmation of a scientific status for sociology without being suppressed their artificial factors. The induction was inaugurated with the exam of sociological formulations of Vilfredo Pareto, highlighting its methodological boldness marked by (intend to) objectivity, and reaching the other extreme using the literary creation, taking as examples Kafka and Borges. The search for intermediate waypoints visits the theories of Weber, Bourdieu, Habermas and Bobbio, surrounded by others - and what comes after this movement is that the exercises of rationality which seek for knowledge in Sociology are substitutes of the unstable balance between the objectives and procedures and also the consent of those who define the nature of science in that specific moment.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.