Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/31344
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_FranciscoGuimarãesdeFreitas.pdf627,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O lúdico aplicado às operações fundamentais
Autor : Freitas, Francisco Guimarães de
Orientador(es):: Evangelista, Tatiane da Silva
Assunto:: Atividades lúdicas
Matemática (Ensino fundamental)
Professores - prática de ensino
Matemática - estudo e ensino
Fecha de publicación : 2-feb-2018
Citación : FREITAS, Francisco Guimarães de. O lúdico aplicado às operações fundamentais. 2017. xviii, 40 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumen : Este trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar aos professores de matemática do ensino fundamental algumas sugestões de atividades lúdicas práticas (ou seja, que exijam apenas lápis e papel) para a resolução de operações fundamentais envolvendo os conjuntos dos Números Naturais. O foco é a atuação do professor em sala de aula com o intuito de apresentá-lo e motivá-lo para o emprego de jogos lúdicos no ensino e aprendizagem da matemática. Dessa forma, os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistá-lo para saber a opinião do uso dessas atividades. A fundamentação teórica sinaliza que as atividades desenvolvidas por meio de jogos possibilitam uma aprendizagem mais prazerosa, crítica e com raciocínio dedutivo.
Abstract: This work was done in order to point out the math teachers of the primary education, some play and practical activities (in other words, those ones which require only a pencil and a sheet of paper) to solve some basic operations about the Natural Numbers. The aim is the performance of the teacher in the classroom whose main objective is to make him motivated to use the tools to teach mathematics in a way that the students can take advantage of all in a play way. Thus, the methodological tools used were to interview him to know his opinion about the work using those activities. The theoretical support states that the work developed through games can show a more useful, creative and pleasant learning. Besides, the students begin to develop their deductive reasoning.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/31344/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.