Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30904
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_OlharFracionadoFaceExpressionista.pdf356,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPires, Maria Isabel Edompt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:43Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:43Z-
dc.date.issued2017-06pt_BR
dc.identifier.citationPIRES, Maria Isabel Edom. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, p. 200-205, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30904-
dc.description.abstractO artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherEDIPUCRSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOlhar fracionado e face expressionista : a construção da personagem em Samuel Rawetpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordArtes plásticaspt_BR
dc.subject.keywordMigraçãopt_BR
dc.subject.keywordRawet, Samuel, 1929-1984-
dc.rights.licenseLetras de Hoje - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-77262017000200200&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.-
dc.title.otherFractionated look and expressionist face : the construction of the character in Samuel Rawet-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25808pt_BR
dc.description.abstract1The article aims to discuss the presence of painting and photography in the construction of the character Ida of the short story “A prece” by Samuel Rawet. We ask about the meaning of the use of various resources of painting, notably the allusions to Cubism and Expressionism, to narrate the story of the Jewish immigrant. It is questioned why she is seen and shown in a sectioned and deformed form. Based on the theories of translation and transposition between arts (Moser, Clüver, Louvel), we point to some meanings from one art to another, understanding the subject of immigration as the catalyst for many of them.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.