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dc.contributor.authorMaesso, Márcia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:07Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:07Z-
dc.date.issued2017-05pt_BR
dc.identifier.citationMAESSO, Márcia Cristina. O tempo do luto e o discurso do outro. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 337-355, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000200337&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017002004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30819-
dc.description.abstractTrata-se de uma leitura pelo método psicanalítico sobre o tempo de trabalho do luto, através do filme Sede de viver, da biografia de Van Gogh escrita por Forrester, e das concepções sobre o luto no campo da psicanálise, formuladas por Lacan e Allouch, visando abordar a travessia do luto como uma experiência que exige um trabalho não determinado exclusivamente pela relação entre o enlutado e o objeto perdido, mas contando com a função dos ritos e com a linguagem para concluir o luto com um ato.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO tempo do luto e o discurso do outropt_BR
dc.title.alternativeThe time of mourning and the discourse of the other-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTempopt_BR
dc.subject.keywordLutopt_BR
dc.subject.keywordGogh, Vincent van, 1853-1890pt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.rights.licenseÁgora: Estudos em Teoria Psicanalítica - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982017000200337&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017002004pt_BR
dc.description.abstract1This is a reading by the psychoanalytic method, based on the working time of mourning, through the film Lust for life, the biography of Van Gogh written by Forrester, and conceptions of mourning in the field of psychoanalysis formulated by Lacan and Allouch, aimed at addressing the crossing of mourning as an experience that requires work not solely determined by the relation between the mourner and the lost object, but relying on the function of the rites and the language to conclude the mourning with an act.-
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