Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3052
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_RenildaGoncalvesAmaral.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAncona Lopez, André Porto-
dc.contributor.authorAmaral, Renilda Gonçalves do-
dc.date.accessioned2010-01-08T12:02:53Z-
dc.date.available2010-01-08T12:02:53Z-
dc.date.issued2008-04-11-
dc.date.submitted2008-04-11-
dc.identifier.citationAMARAL, Renilda Gonçalves do. A função da biblioteca pública escolar no contexto da formação integral do educando: estudo de caso. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3052-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.en
dc.description.abstractA pesquisa A função da biblioteca pública escolar no contexto da formação integral do educando: estudo de caso partiu da observação de que a circulação da informação é fator de importância na linguagem e que a experi-ência discursiva dos usuários é fundamental para ajudá-los a tornarem-se mais conscientes da prática em que estão envolvidos como produtores e consumidores de texto. Diante disso, o presente estudo abordou o significado da biblioteca pública escolar no contexto pedagógico e verificou as diferentes conotações desse significado na formação do comportamento intelectual dos alunos, professores, servidores e comunidade. O objetivo central foi analisar de que modo a biblioteca escolar do Centro de Ensino Fundamental 03 de Brasília, denominada Bibliote-ca Juscelino Kubitschek de Oliveira, configurava-se como mediadora entre professor (ensino) e aluno (aprendiza-gem) Tal preocupação é indispensável para redimensionar o papel da biblioteca. A bibliografia consultada sobre bibliotecas escolares, Campello (2003), Vidal (2000), Fragoso (2002), Baptista (2007), Antunes (1988), serviu de base conceitual para a proposta desta pesquisa. Contribuíram também para a sustentação do estudo Saracevic (1996), Morin (2001), Assman (2000), Burke (2003), entre outros teóricos. Para a consecução dos objetivos plane-jados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que se constituiu de produções escritas ou documentadas sobre biblio-tecas públicas e escolares, com o propósito de elucidar as fontes e analisá-las. A pesquisa teve propósito descriti-vo, como também os procedimentos centraram-se no estudo de caso, o qual consistiu em conhecer as condições de gerenciamento dos serviços de informações no Centro de Ensino Fundamental 03 de Brasília. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe research A função da biblioteca pública escolar no contexto da formação integral do educando: estudo de caso took as its starting point the observation that the circulation of information is a factor of importance in the language and the discursive experience of the users is basic to help them to become themselves more conscious of the practice in which they are involved as producers and readers of texts. Considering all that, this study approached the meaning of public school library in the pedagogical context and verified the different connotations of this meaning in the formation of its users’ intellectual behavior. Thus, the central objective was to analyze the way the public school library of the school Centro de Ensino Fundamental 03 de Brasília, named Juscelino Kubitschek de Oliveira, have been configured as mediator between teacher (teaching) and student (learning). The bibliography consulted about school library – Campello (2003), Vidal (2000), Fragoso (2002), Baptista (2007), Antunes (1988) – worked as a conceptual basis to the proposal of this research. The reflections of Saracevic (1996), Morin (2001), Assman (2000), Burke (2003), among others, contributed to support this study too. To achieve the planned objectives, it was used a bibliographical research, which was constituted by written or registered productions on public and school libraries, with the intention to elucidate the sources and to analyze them. The research had exploratory and descriptive proposals, as also the procedures were centered in the case study, which consisted of knowing the conditions of management of the information services in the Centro de Ensino Fundamental 03 de Brasília.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA função da biblioteca pública escolar no contexto da formação integral do educando : estudo de casoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordBibliotecas escolaresen
dc.subject.keywordSociedade da informaçãoen
dc.subject.keywordFunção das bibliotecasen
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliaresen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.