Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30216
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_InformationLiteracyInquiryBased.pdf224,39 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Information literacy for inquiry-based learning
Autre(s) titre(s): Letramento informacional : em direção ao método de projetos
Auteur(s): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto:: Currículos
Letramento informacional
Conteúdos de aprendizagem
Método de projeto no ensino
Date de publication: sep-2016
Editeur: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Référence bibliographique: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001.
Résumé: Ao considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender.
Abstract: Given the importance of focus on globalized curriculum, this study presents a review of the literature on issues related to the nature of learning contents and curriculum, especially the development of curriculum based on the research process - inquiry-based learning - in terms of information literacy. Some hypotheses were formulated to explain the lack of studies on this topic, such as the level of development of information literacy programs, pedagogical training of librarians, and educational institutions' perceptions of the importance of information literacy. Recommendations for further research on the topic were made. It was concluded that inquiry-based learning allow better integration of information literacy content providing more meaningful learning by encouraging reflection, student protagonism, and learning how to learn among others.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Transinformação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30216/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.