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Title: Teorias da dislexia : sustentação com base nas alterações perceptuais auditivas
Other Titles: Theories of dyslexia : support by changes in auditory perception
Authors: Prestes, Marta Regueira Dias
Feitosa, Maria Angela Guimarães
Assunto:: Dislexia
Processamento auditivo
Percepção da fala
Issue Date: 2016
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation: PRESTES, Marta Regueira Dias; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. Teorias da dislexia: sustentação com base nas alterações perceptuais auditivas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne24, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24. ________________________________________________________________________________________________________________________________________
PRESTES, Marta Regueira Dias; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. Theories of dyslexia: support by changes in auditory perception. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne24, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24.
Abstract: Este estudo teve por objetivo examinar teorias contemporâneas da dislexia, com base nos achados sobre as alterações no processamento auditivo e na percepção de fala em disléxicos. A sustentação das teorias fonológica, alofônica e do déficit auditivo é discutida a partir dos achados sobre essas alterações perceptuais. É proposto um novo modelo teórico, segundo o qual a dislexia é um distúrbio multifatorial, com uma gama de sintomas comportamentais associados. O déficit apresentado pelos disléxicos é em parte linguístico, como enunciado na teoria fonológica, e em parte causado pela alteração perceptual auditiva, como prevê a teoria do déficit auditivo. Ambos os fatores interagem e são indissociáveis na explicação da sintomatologia observada no transtorno de leitura e escrita.
Abstract: This study aims to examine contemporary theories on dyslexia, based on findings related to changes in auditory processing and speech perception found in dyslexics. The support for the phonological, allophonic and auditory deficit theories of dyslexia is discussed based on findings related to these changes in auditory perception. A new theoretical model is proposed, according to which dyslexia is a multifactorial-based deficit, with a gamut of associated behavioral symptoms. The deficit presented by dyslexics is partially linguistic, as advocated by the phonological theory, and partially auditory, as advocated by the theory of auditory deficit. Both factors interact and are inseparable in accounting for the symptomatology observed in reading and writing disorders.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24
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