Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30116
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_TeoriaSelfDialogico.pdf419,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A Teoria do Self Dialógico em perspectiva
Outros títulos: The Dialogical Self Theory in perspective
Autor(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Branco, Angela Uchoa
Assunto: Self dialógico
Desenvolvimento humano
Psicologia cultural
Data de publicação: Jan-2016
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: FREIRE, Sandra Ferraz de Castillo Dourado; BRANCO, Angela Uchoa. A Teoria do Self Dialógico em perspectiva. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 1, p. 25-33, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000100025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016012426025033.
Resumo: A Teoria do Self Dialógico vem apresentando alternativas ao estudo da pessoa em processos de mudança por meio de recursos teóricos, conceituais e metodológicos que enfatizam o aspecto relacional e plural do self.No presente artigo, objetiva-seapresentar e analisar os fundamentos, aplicações e desdobramentos da teoria no intuito de ampliar a discussão teórica acerca do self em uma perspectiva dialógica e desenvolvimental. Analisam-see discutem-se os desafios conceituais e metodológicos enfrentados atualmente pela expansão da abordagem dialógica de self. Destaca-se a necessidade de conceder mais ênfase aos processos semiótico-afetivos e à perspectiva desenvolvimental, bem comode ampliar os contextos de aplicação com alternativas teórico-metodológicas para além da narrativa, considerando situações de intensa socialização, como família e escola.
Abstract: The Dialogical Self Theory, since its publication in the early 1990s, has presented alternatives to the study of personsundergoing psychological changes by offering theoretical, conceptual and methodological resources that emphasize self's relational and plural aspects. This paper aims at presenting and analyzing the theoretical and methodological foundations, applications and possibilities of the theory in order to enrich the discussion about the self towardsa perspective that integrates both, dialogical and developmental dimensions involved in psychological changes. The critique underlines the need for emphasizing semiotic-affective and developmental processes, and offering resources that go beyond narrative analyses that enable the study of human development within diverse settings like family and school.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000100025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016012426025033
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.