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ARTIGO_ConselhosAlimentacaoEscolar.pdf391,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Patrícia Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Bethsáida de Abreu Soarespt_BR
dc.contributor.authorCorso, Arlete Catarina Tittonipt_BR
dc.contributor.authorCaldeira, Gilberto Veraspt_BR
dc.contributor.authorVasconcelos, Francisco de Assis Guedes dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:13:19Z-
dc.date.available2017-12-07T05:13:19Z-
dc.date.issued2015-05pt_BR
dc.identifier.citationMACHADO, Patrícia Maria de Oliveira et al. Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil: uma análise do discurso do sujeito coletivo. Revista de Nutrição, Campinas, v. 28, n. 3, p. 305-317, maio/jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732015000300305&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29810-
dc.description.abstractObjetivo: identificar no discurso dos conselheiros de alimentação escolar a compreensão sobre as funções, os limites e os avanços da atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar. Métodos: trata-se de um estudo qualitativo que utilizou entrevistas com roteiro semiestruturado baseadas na técnica de Grupos Focais em nove Conselhos de Alimentação Escolar do estado de Santa Catarina, sendo oito conselhos municipais e um estadual. As falas dos conselheiros foram gravadas, posteriormente transcritas e analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: foram construídos cinco discursos, agrupados segundo as ideias centrais emergentes. Destacam-se os avanços conquistados pela atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar e a capacidade limitada de intervenção na gestão da alimentação escolar. Os achados corroboram a literatura no que se refere ao excesso de burocracia para atuação dos conselhos, à compreensão dos conselheiros sobre os espaços democráticos institucionalizados como de controle social e à falta de comprometimento e representatividade dos membros envolvidos. Conclusão: entre os temas analisados, ressaltam-se a compreensão do papel de fiscalização do Conselho de Alimentação Escolar, o conceito de controle social que envolve a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar, e a compreensão desse programa como uma política de Segurança Alimentar e Nutricional. Verifica-se a necessidade de continuidade da formação e qualificação de conselheiros e de estímulo à participação democrática que vise a uma maior representação social. Dessa forma, contribui-se para o resgate da capacidade dos conselhos de intervirem na execução da política pública.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivopt_BR
dc.title.alternativeSchool nutrition councils in Santa Catarina, Brazil : collective subject discourse analysis-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAlimentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordParticipação socialpt_BR
dc.subject.keywordPesquisa qualitativapt_BR
dc.rights.licenseRevista de Nutrição - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732015000300305&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007pt_BR
dc.description.abstract1Objective: identify in the committee members' discourse the understanding of the School Nutrition Councils' functions and the actions taken by their members. Methods: this is a qualitative study, and data were collected using a questionnaire with semi-structured interviews based on the Focus Groups technique in School Nutrition Councils' in the state of Santa Catarina. A total of nine councils were analyzed (eight municipal councils and one state council). The council members' discourse was recorded, transcribed, and analyzed according to the Collective Subject Discourse method. Results: five Collective Subject Discourses' were built and grouped according to the Central Ideas. The advances made by the actions of the School Nutrition Councils' members and their limited ability to intervene in the school nutrition management were observed. The findings corroborate those in the literature with regard to: excessive bureaucracy hindering or preventing council member actions, the understanding the councilors of democratic institutionalized spaces such as social control, and the lack of commitment and representativeness of the members involved. Conclusion: among the topics analyzed, the following should be highlighted: the understanding the role of the School Nutrition Councils in supervising activities; the social control concept, which involves participation in the National School Nutrition Program; and the understanding of this program as a Food and Nutrition Security policy. There is a need for further training and of councilors and the encouragement of democratic participation aiming at greater social representation thus contributing to improve their ability to intervene in the implementation of public policies.-
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