Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29032
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_BreaststrokeLearningThrough.pdf222,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFerracioli, Irana Junqueira de Castropt_BR
dc.contributor.authorFerracioli, Marcela de Castropt_BR
dc.contributor.authorCastro, Iran Junqueira dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:04:52Z-
dc.date.available2017-12-07T05:04:52Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationFERRACIOLI, Irana Junqueira de Castro; FERRACIOLI, Marcela de Castro; CASTRO, Iran Junqueira de. Breaststroke learning through the use of videotape feedback. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 204-214, abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-00372013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 07 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29032-
dc.description.abstractPessoas de todas as idades e contextos sociais sempre buscaram aprender a nadar. Porém, o processo de ensino da natação é frequentemente reconhecido como repetitivo e cansativo, exigindo do professor a aplicação de métodos que motivem os alunos a aderirem à prática sem desconsiderar melhorias no desempenho. Assim, este estudo avaliou a motivação e a aprendizagem do nado peito de participantes que receberam feedback de videoteipe, que receberam feedback verbal e que não receberam feedback durante a prática. Trinta e sete participantes inexperientes em natação foram divididos entre os grupos Vídeo (n=13) que recebeu feedback de videoteipe, Verbal (n=15) que recebeu feedback verbal e Controle (n=9) que não recebeu feedback durante as fases experimentais: pré-teste, aquisição (5 dias), pós-teste e retenção. Para avaliação da motivação, os participantes responderam um questionário baseado em escala Likert. Para avaliação da aprendizagem, foram atribuídas notas ao desempenho dos participantes nas fases experimentais por uma professora de natação. Os resultados referentes à avaliação da motivação mostraram que participantes que receberam feedback (videoteipe ou verbal) se sentiram mais motivados durante a prática do que os que não receberam. Quanto à avaliação da aprendizagem, todos os participantes melhoraram seu desempenho ao longo das fases experimentais, mas na fase de retenção o desempenho dos participantes do grupo Verbal foi considerado superior ao do grupo Controle. Pôde-se concluir que a utilização de feedback de videoteipe e verbal tem efeito motivacional na aprendizagem do nado peito quando comparada com ausência de fornecimento de feedback e é eficiente para aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBreaststroke learning through the use of videotape feedbackpt_BR
dc.title.alternativeAprendizagem do nado peito através do fornecimento de feedback de videoteipe-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFeedbackpt_BR
dc.subject.keywordGravação de videoteipept_BR
dc.subject.keywordMotivaçãopt_BR
dc.subject.keywordNataçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2013v15n2p204pt_BR
dc.description.abstract1People from all age groups and social backgrounds have always sought to learn swimming. However, the swimming learning process is usually considered repetitive and tiring, requiring the teacher to use methods that motivate students to join the practice without ignoring the need for improvement in their performance. This study assessed motivation during a breaststroke learning process in students who received videotape feedback, verbal feedback, and who did not receive any feedback during practice. Thirty-seven swimming inexperienced students were divided into three groups: Video (n=13), which received videotape feedback; Verbal (n=15), which received verbal feedback; and Control (n=9), which did not receive any feedback during experimental phases (pre-test, acquisition (5 days), post-test and retention). Participants completed a questionnaire based on Likert scale for motivation assessment. Scores were given to their performance by a swimming teacher to assess breaststroke learning during each experimental phase. Results of motivation assessment showed that students who received feedback (videotape or verbal) felt more motivated during practice than those who did not receive any feedback. Regarding the breaststroke learning, all participants improved their performance along experimental phases, but, during the retention one, Verbal group's performance was considered superior to the Control group's performance. This study concluded that the use of videotape and verbal feedback has motivational results on breaststroke learning, and that it is effective in the learning process.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29032/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.