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dc.contributor.authorHoffmann, Valmir Emilpt_BR
dc.contributor.authorCampos, Lucila Maria de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:03:46Z-
dc.date.available2017-12-07T05:03:46Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationHOFFMANN, Valmir Emil; CAMPOS, Lucila Maria de Souza. Instituições de suporte, serviços e desempenho: um estudo em aglomeração turística de Santa Catarina. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 17, n. 1, p. 18-41, jan./fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552013000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 06 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28969-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo avaliar as instituições de suporte à atividade turística em destinos turísticos na região do litoral norte de Santa Catarina. A partir de uma discussão sobre as aglomerações territoriais, os recursos competitivos e o papel das instituições de suporte, foi realizada uma pesquisa com instituições de sete cidades da chamada Costa Verde e Mar naquele estado, que, além da localização próxima, têm em comum possuir o turismo de sol e praia entre suas principais atividades econômicas. A escolha por essa atividade econômica se deu pelo fato de que as empresas turísticas, de modo geral, aglomeram-se em torno dos atrativos turísticos. Desta forma, propiciam o surgimento de instituições de suporte à sua atividade, sobretudo pela facilidade de escala desses serviços. Os dados primários foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos dirigentes das instituições pesquisadas. Os dados secundários, relacionados ao desempenho turístico das cidades, foram retirados de uma página oficial do órgão de turismo estadual. O tratamento se deu por estatística descritiva inferencial e categorização. Os resultados apontam que há diversidade de instituições na região, mas que isso não se reflete em diversidade de serviços que se concentram nas assessorias.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInstituições de suporte, serviços e desempenho : um estudo em aglomeração turística de Santa Catarinapt_BR
dc.title.alternativeSupport instittutions, services and performance in a Southern Brazil tourism cluster-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAglomerações turísticaspt_BR
dc.subject.keywordInstituições de suportept_BR
dc.subject.keywordInstituições públicaspt_BR
dc.subject.keywordCompetitividadept_BR
dc.rights.license(CC BY-NC)-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552013000100003pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to evaluate clusters of tourism support institutions on the northern coast of the Brazilian state of Santa Catarina state. Based upon a discussion about clusters, competitive resources and support institutions role, research was undertaken in seven cities from the area called the Green Sea Coast. The chosen cities all have beach tourism as their primary economic activities. Touristic firms generally cluster close to tourist attractions, and thus create conditions for support institutions, especially in terms of economy of scale. We applied a survey, with both open and closed-ended question, to managers from the tourist agencies in order to gather primary data. Secondary data (related to tourism statistics) came from Santa Catarina's official state tourism institution. The data was treated using descriptive inferential and categorization statistics. Results point out that there a variety of institutions in the region, but not in their services, since they all seem to concentrate on consulting.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
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