Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28959
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_NiveisVibracaoChoques.pdf500,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNazareno, Aérica C.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Iran José Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Afrânio Márcio Corrêapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Frederico Márcio Corrêapt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Késia Oliveira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:03:44Z-
dc.date.available2017-12-07T05:03:44Z-
dc.date.issued2013-08pt_BR
dc.identifier.citationNAZARENO, Aérica C. et al. Níveis de vibração e choques em diferentes estradas durante o transporte de ovos férteis. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 17, n. 8, p. 900–905, ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-43662013000800015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662013000800015&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 07 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28959-
dc.description.abstractOs níveis de vibração e choques podem, devido ao transporte, afetar a qualidade dos ovos férteis. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar e avaliar a influência das estradas sobre os níveis de vibração e choques no transporte dos ovos férteis. A pesquisa foi conduzida na empresa integradora avícola no estado de São Paulo, por meio do acompanhamento de três carregamentos em diferentes estações do ano (primavera, verão e outono). Um caminhão climatizado do tipo baú foi utilizado, com capacidade para 592 caixas de ovos, totalizando em média 90.840 ovos. As avaliações dos níveis de vibração (m s-2) e choques nas estradas de terra e asfalto foram registradas por meio de quatro acelerômetros da marca Hobo. Para o nível de vibração o delineamento utilizado foi inteiramente aleatorizado com esquema fatorial 3 x 2 x 4. Para o número de choques o delineamento utilizado foi inteiramente aleatorizado com esquema fatorial 3 x 2. Os piores níveis de vibração e choques da carga ocorreram no sentido vertical. A estrada de asfalto ofereceu as piores condições para o transporte de ovos. As perdas no transporte ultrapassaram 1% e são atribuídas às trincas e quebra dos ovos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia Agrícola - UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNíveis de vibração e choques em diferentes estradas durante o transporte de ovos férteispt_BR
dc.title.alternativeLevels of vibration and shock on different roads during transportation of fertile eggs-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAviculturapt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subject.keywordVibração - medição-
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662013000800015&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 07 ago. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662013000800015pt_BR
dc.description.abstract1The levels of vibration and shock due to transport can affect the quality of fertile eggs. The aim of this study was to characterize and to evaluate the influence of roads on the levels of vibration and shock in the transport of fertile eggs. The survey was conducted in the poultry integrator company in the State of São Paulo, by tracking shipments in three different seasons (spring, summer and autumn). An air-conditioned trunk was used, with a capacity of 592 boxes of eggs, totaling an average of 90,840 eggs. The evaluation of vibration levels (m s-2) and shocks on unpaved and asphalt roads were recorded by four accelerometers brand Hobo. For the vibration level, the experimental design was completely randomized in a 3 x 2 x 4 factorial. For the number of shocks the experimental design was completely randomized with a factorial 3 x 2. The worst levels of vibration and shock load occurred in the vertical direction. The asphalt road provided the worst conditions for the transport of eggs. The transport losses exceeded 1%, which are attributed to cracks and breakage of eggs.-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28959/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.