Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2839
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MarceloFerreiradaSilva.PDF7,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aerogeofísica, litogeoquímica e geologia na caracterização do rifte intracontinental da faixa Paraguai
Autor(es): Silva, Marcelo Ferreira da
Orientador(es): Dantas, Elton Luiz
Pires, Augusto César Bittencourt
Matteini, Mássimo
Moraes, Roberto Alexandre Vitória de
Assunto: Geologia física
Geologia - Mato Grosso (MT)
Data de publicação: 9-Fev-2007
Referência: SILVA, Marcelo Ferreira da. Aerogeofísica, litogeoquímica e geologia na caracterização do rifte intracontinental da faixa Paraguai. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A integração de dados aerogeofísicos e de litogeoquímica permitem propor um modelo de evolução geotectônica considerando a abertura de um rifte intracontinental na Faixa Paraguai. A presença de rochas vulcânicas básicas e piroclásticas ácidas concentradas na região dos Araés, município de Nova Xavantina, sudeste do estado do Mato Grosso, sugerem o envolvimento de múltiplas fontes mantélicas na geração do magmatismo bimodal na área. A presença de uma pluma mantélica na base da crosta continental é requerida para explicar a assinatura geoquímica dos basaltos encontrados na região (continental flood basalts e tipo OIB), bem como, a tentativa de abertura e formação de crosta oceânica durante a evolução do rifte é sugerida pela presença de basaltos toleíticos com assinatura de MORB. O processamento dos dados dos temas aeromagnéticos de campo anômalo, amplitude do gradiente horizontal total, amplitude do sinal analítico e inclinação do sinal analítico auxiliaram na caracterização das feições estruturais da região e o delineamento dos corpos magnéticos, delimitando os limites do rifte, orientado na direção EW, e que posteriormente foram reativados formando extensas zonas de cisalhamento com indicadores cinemáticos dextrais. A identificação de uma estrutura anelar delimitando as rochas vulcânicas na região do Garimpo dos Araés sugere a presença de uma caldeira ignimbrítica formada no início da abertura do rifte e tem implicações metalogenéticas para a prospecção na região.
Unidade Acadêmica: Instituto de Geociências (IG)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geologia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.