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Título: Estudos internacionais sobre inovação no setor público : como a teoria da inovação em serviços pode contribuir?
Outros títulos: International studies on innovation in the public sector : how the theory of innovation in services can contribute?
Autor(es): Lima, Dagomar Henriques
Vargas, Eduardo Raupp de
Assunto: Teoria da inovação em serviços
Setor público
Inovação em serviços públicos
Data de publicação: Abr-2012
Editora: Fundação Getulio Vargas
Referência: LIMA, Dagomar Henriques; VARGAS, Eduardo Raupp de. Estudos internacionais sobre inovação no setor público: como a teoria da inovação em serviços pode contribuir?. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 46, n. 2, p. 385-401, mar./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122012000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 out. 2020.
Resumo: O artigo tem por objetivo situar a discussão atual sobre inovação no setor público em revistas internacionais, em confronto com a teoria da inovação em serviços, visando identificar oportunidades de pesquisa. Os artigos revisados foram recuperados da base science direct referente ao período de 2006 a 2010. O exame dos artigos foi realizado com base em seis categorias de análise que serviram para revelar as abordagens adotadas pelos autores. Conclui-se que os autores dos estudos da amostra têm interação restrita com a literatura de inovação em serviços. Os artigos revelam visão da inovação como mudança imposta de cima para baixo e não como processo interativo e intrínseco à atividade pública. São identificadas oportunidades de pesquisa mais detalhadas no nível organizacional e no nível micro, que reconheçam as especificidades do setor público.
Abstract: The article puts in perspective the current discussion about public sector innovation in international journals, in comparison with the theory of innovation in services, aiming to identify research opportunities. Articles reviewed were retrieved from the science direct basis for the period 2006 to 2010. The articles review was based on six categories of analysis that served to reveal the authors approaches. We conclude that the authors of the sampled studies have limited interaction with the literature of innovation in services. Innovation is approached as a change imposed from the top down in contrast with an approach of innovation as an interactive process intrinsic to public administration. It identifies opportunities for more detailed research at the organizational level and at the micro level which recognize the specificities of the public sector.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: Revista de Administração Pública - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 out. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000200003
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