Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28155
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicologiaEscolarEducacao.pdf174,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
Outros títulos: Scholl psychology in higher education : practices in the Distrito Federal
Psicología escolar en la educación superior : prácticas en el Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Araújo, Claisy Maria Marinho
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia
Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
Assunto: Psicologia escolar
Ensino superior
Atuação institucional
Data de publicação: 2011
Editora: Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Referência: BISINOTO, Cynthia; ARAÚJO, Claisy Maria Marinho. Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal. Psicologia em estudo, Maringá, v.16, n.1, p.111-122, 2011. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/frF3kLngpgngmdYjJpGBztn/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 out. 2022.
Resumo: A atuação da Psicologia Escolar tem se expandido para outros contextos educativos, como a Educação Superior. Buscando contribuir para essa expansão, teve-se como objetivos mapear as Instituições de Educação Superior do Distrito Federal que possuem psicólogo escolar e conhecer e analisar o trabalho realizado. Participaram oito instituições com psicólogo escolar e que tinham, na internet, informações sobre os Serviços de Psicologia Escolar. A análise qualitativa destas informações indicou que estes serviços baseiam-se na atenção a dificuldades vivenciadas pelos alunos e na promoção do desenvolvimento acadêmico e humano; realizam atividades coletivas e individuais, tanto de natureza tradicional quanto emergente. Entre essas últimas, realizam ações de desenvolvimento pessoal e profissional, de avaliação institucional e de acompanhamento dos egressos. A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior está se construindo sobre ações preventivas, institucionais e mais abrangentes do que historicamente caracterizou a intervenção neste nível educativo.
Abstract: The role of school psychology has expanded into other educational settings, such as Higher Education. Seeking to contribute to this expansion, had as objectives to map the Institutions of Higher Education of the Federal District and school psychologists who have knowledge and examine the work done. Eight institutions participated with the school psychologist and had, on the Internet, information about the School Psychology Services. The qualitative analysis of this information indicated that these services are based on attention to difficulties experienced by students and promoting academic and human development, individual and collective conduct activities, both traditional and emergent nature. Among the latter, carry out actions of personal and professional development, institutional assessment and monitoring of graduates. The role of School Psychology in Higher Education is building on preventive measures, institutional and broader than that historically characterized the educational intervention at this level.
Resumen: El papel de la psicología educativa se ha extendido a otros centros educativos, tales como la educación superior. Tratan de contribuir a esta expansión, tuvo como objetivos para asignar las Instituciones de Educación Superior del Distrito Federal y psicólogos escolares que tengan conocimiento y examinar el trabajo realizado. Ocho instituciones participaron con el psicólogo de la escuela y tenía, en Internet, información acerca de los Servicios de Psicología Escolar. El análisis cualitativo de esta información indica que estos servicios se basan en la atención a las dificultades experimentadas por los estudiantes y promover el desarrollo académico y humano, las actividades de la conducta individual y colectiva, tanto de carácter tradicional y emergente. Entre estos últimos, llevar a cabo acciones de desarrollo personal y profesional, evaluación institucional y el seguimiento de egresados. El papel de la Escuela de Psicología de la Educación Superior está construyendo sobre las medidas preventivas, institucionales y más amplio que el que históricamente caracterizó la intervención educativa en este nivel.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.