Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28044
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ PerfilAdolescentesTalentosos.pdf557,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChagas, Jane Fariaspt_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:26Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:26Z-
dc.date.issued2011-12pt_BR
dc.identifier.citationCHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 4, p. 385-392, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000400001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28044-
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi examinar características cognitivas, acadêmicas, afetivas e sociais de adolescentes talentosos e identificar fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento de suas habilidades, a partir da percepção dos indivíduos talentosos, de seus familiares e professores. Participaram do estudo quatro adolescentes talentosos, 12 familiares e cinco professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento. Os resultados indicaram que as características cognitivas e acadêmicas mais reconhecidas foram: autodidatismo, facilidade para aprender e dedicação aos estudos. Entre as características afetivas e sociais, destacaram-se: determinação, timidez e preferência pelo isolamento social. Os fatores promotores do desenvolvimento do talento mais frequentes foram: suporte familiar e atendimento em sala de recursos. A principal barreira identificada foi o acesso a serviços especializados.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePerfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimentopt_BR
dc.title.alternativeProfile of talented adolescents and strategies for their development-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordTalentospt_BR
dc.subject.keywordSuperdotadospt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordEstratégiapt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000400001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000400001pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to examine cognitive, academic, affective and social characteristics of talented adolescents, and to identify factors that promote or inhibit the development of their abilities, based on their perception and of their family and teachers. Four talented students, 12 family members and five teachers participated in the study. A semi-structured interview was used as instrument. The results indicated that the most acknowledged cognitive and academic characteristics were: Autodidactism, easiness to learn, and dedication to studies. Among the affective and social characteristics, the ones highlighted were: determination, shyness, and preference for social isolation. Frequently indicated factors that promote talent development were: Family support and services in the resources room. The main barrier was the access to specialized services.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.