Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27923
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_InvestigacaoEfeitosEnsino.pdf232,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
Outros títulos: An investigation of the effects of explicit pronunciation instruction in the English as a foreign language class
Autor(es): Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Assunto: Fonética
Fonologia
Aquisição da segunda língua
Instrução explícita
Data de publicação: 2010
Editora: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 3, p. 747-771, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VJJtT3mrphk6rRJ5hSpMwtC/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.
Resumo: O presente estudo investigou os efeitos, e sua durabilidade, do ensino explícito da pronúncia em aulas de inglês como língua estrangeira. Foi conduzida uma pesquisa-ação intervencionista com duas turmas de aprendizes pré-adolescentes do nível básico de inglês. Em uma das turmas houve intervenção de aulas explícitas de pronúncia semanais durante um semestre. Todos os participantes foram gravados uma vez antes e duas vezes após as intervenções e suas gravações foram transcritas e analisadas foneticamente. Os resultados indicam, entre outras conclusões, que há efeitos positivos na instrução explícita da pronúncia e que esses efeitos são duráveis.
Abstract: This study investigated the effects of explicit instruction, and their durability, in English as a foreign language classes. An interventionist action research was carried out with two classes of basic level, adolescent learners of English as a Foreign Language. In one of the classes there was intervention of weekly explicit lessons of pronunciation for one semester. All participants were recorded once before and twice after the interventions and all their recordings were phonetically transcribed and analyzed. The results indicate that, among other conclusions, there are positive effects of explicit pronunciation teaching and that these effects are durable.
Licença: Revista Brasileira de Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VJJtT3mrphk6rRJ5hSpMwtC/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.