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Título: Validação de escala de estratégias de aprendizagem no trabalho entre prefeitos(as) e secretários(as) municipais
Outros títulos: Validation of a scale for learning strategies at work among mayors and municipals secretaries
Autor(es): Moraes, Valéria Vieira de
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem no trabalho
Setor público
Prefeitos
Data de publicação: Dez-2010
Editora: Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MORAES, Valéria Vieira de; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Validação de escala de estratégias de aprendizagem no trabalho entre prefeitos(as) e secretários(as) municipais. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 15, n. 3, p. 325-334, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2010000300013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 abr. 2021.
Resumo: No mundo do trabalho, espera-se cada vez mais que os indivíduos sejam capazes de aprender a aprender e tomem a iniciativa de seu próprio aprendizado. Nesse contexto, cresce em importância a compreensão dos fatores individuais relacionados à aprendizagem. O presente relato descreve a adaptação e validação de um instrumento de medida de um desses fatores: as estratégias de aprendizagem no trabalho, entendidas como esforços empreendidos pelo indivíduo para realizar a aprendizagem. Partindo de uma escala já validada para o contexto de uma organização do setor bancário, utilizou-se uma amostra composta por 90 prefeitos(as) e 365 secretários(as) municipais, em virtude da intensa demanda por aprendizado que as condições de trabalho dessas pessoas ensejam. Os resultados da análise fatorial indicaram uma estrutura de cinco fatores (reflexão extrínseca e intrínseca, busca de ajuda em material escrito, busca de ajuda interpessoal, aplicação prática e reprodução) consistente com os resultados obtidos com outras amostras.
Abstract: At the workplace, individuals are increasingly expected to be able to learn how to learn and to take the initiative of their own learning process. In this context, understanding of individual factors related to learning gains in importance. This report describes the adaptation and validation of an instrument for the measurement of one of these factors, denominated learning strategies at work, understood as the efforts undertaken by the individual to carry out his or her own learning process in working contexts. Based on a scale already validated in a banking sector organization, the adapted measure was applied to a sample of 90 Mayors and 365 Municipal Secretaries, due to the huge learning demand imposed to them by their working conditions. Results of factor analysis indicated a five factor structure (extrinsic and intrinsic reflection, search for help in written material, search for interpersonal help, practical application and reproduction) that is consistent with the results obtained with other samples.
Licença: Estudos de Psicologia (Natal) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2010000300013&lng=pt&tlng=pt. Acessp em: 12 abr. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300013
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