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Título: Atitudes ante produtos bancários: a visão dos funcionários
Attitudes toward bank products: the employee's perspective
Autor(es): Nepomuceno, Marcelo Vinhal
Assunto: Atitudes
Produtos bancários
Construção e validação de instrumento
Comportamento do consumidor
Psicologia do consumidor
Attitudes
Bank products
Measurement construction and validity
Consumer behaviour
Consumer psychology
Data de publicação: 2008
Editora: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Referência: RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online),v.9,n.7,p.41-69,2008
Resumo: Esta pesquisa verifica a relação entre atitudes ante produtos bancários e variáveis sociodemográficas. Os produtos estudados foram: seguro de automóvel, seguro de vida, seguro residencial, previdência complementar, título de capitalização e consórcio imobiliário. As atitudes são consideradas um processo avaliativo de objetos, que gera uma avaliação positiva ou negativa, envolvendo três componentes (afetivo, cognitivo e conativo), sendo uma ligação entre dois conceitos. Os dados foram coletados juntamente aos funcionários de um grande banco nacional que vendem esses produtos e que se encontram nos pontos-de-venda. A pesquisa contou com 975 questionários válidos com respostas de quase todos os Estados. A escala desenvolvida para a pesquisa demonstrou confiabilidade após as análises fatoriais. Para testar as hipóteses, foram realizadas Regressões Stepwise que indicaram que idade, renda e principalmente gênero são variáveis relevantes para a atitude ante os produtos. Por fim, as contribuições e limitações da pesquisa são apresentadas.
This research verifies the relation between attitudes toward bank products and social demographics variables. The products studied were: car insurance; life insurance; home insurance; retiring plan; capitalization heading; real state trust. The attitudes are considered as an evaluative process of objects, which generates a positive or negative evaluation, involving three components (affective, cognitive and conative), being a link between two concepts. The data was collected with employees of a large Brazilian bank who sell these products and are located in its point of sale. The research counted with 975 valid questionnaires with answers from almost all states. The measurement developed for this research has demonstrated high reliability after the factor analyses. To test the hypotheses Stepwise Regression were made which indicated that age, income and mainly gender are relevant variables for the attitude toward the products. Finally, the research contributions and limitations are presented.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712008000700003
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