Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27048
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_AutoconhecimentoContribuicoesPesquisa.pdf115,76 kBAdobe PDFView/Open
Title: Autoconhecimento: contribuições da pesquisa básica
Other Titles: Self-knowledge: some contributions from basic research
Auto conocimiento: contribuciones de la investigación básica
Authors: Souza, Alessandra da Silva
Abreu-Rodrigues, Josele
Assunto:: Autoconhecimento
Contingência
Auto-relato
Issue Date: Apr-2007
Publisher: Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Citation: SOUZA, Alessandra da Silva; ABREU-RODRIGUES, Josele. Autoconhecimento: contribuições da pesquisa básica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 1, p. 141-150, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722007000100017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
Abstract: Skinner propõe ser o autoconhecimento gerado por contingências sociais que colocam os relatos do indivíduo sob o controle do seu próprio comportamento. Esse argumento tem sido sustentado por uma série de investigações, tanto com sujeitos humanos quanto com sujeitos não humanos, as quais têm indicado que diferentes aspectos das relações entre o comportamento de um organismo e suas conseqüências podem exercer controle discriminativo sobre as descrições que esse organismo faz de tais relações (auto-relato). O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre discriminação de contingência, com ênfase nas funções controladoras de certas características das contingências que mantêm o comportamento a ser descrito e daquelas que mantêm o comportamento de auto-relatar. Adicionalmente, algumas implicações desses estudos para a vida cotidiana são discutidas.
Abstract: Skinner proposed that self-knowledge is a consequence of social contingencies which place the individuals reports under the control of their own behavior. The above has been corroborated by several investigations on human and nonhuman subjects. Investigations have shown that different aspects of the relationships between the organism s behavior and its consequences may have a discriminative control on the organism s descriptions (self reports). A review of the literature on contingency discrimination is given, highlighting the controlling functions of certain characteristics of contingencies that maintain the behavior to be described and those that maintain the self-report behavior. Several implications of these studies on day-to-day life are also discussed.
Resumen: Skinner propone ser el auto conocimiento generado por contingencias sociales que colocan los relatos del individuo bajo el control de su propio comportamiento. Ese argumento ha sido sostenido por una serie de investigaciones, tanto con sujetos humanos, como con sujetos no humanos, las cuales han indicado que distintos aspectos de las relaciones entre el comportamiento de un organismo y sus consecuencias poden ejercer control discriminativo sobre las descripciones que ese organismo hace de tales relaciones (auto-relato). El objetivo del presente trabajo es presentar una revisión de la literatura sobre discriminación de contingencia, con énfasis en las funciones controladoras de ciertas características de las contingencias que mantienen el comportamiento a ser descrito y de aquéllas que mantienen el comportamiento de auto-relatar. Adicionalmente, son discutidas algunas implicaciones de esos estudios para la vida cotidiana.
Licença:: Psicologia em Estudo - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000100017
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27048/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.