Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/24614
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DemocraciaCrencasCulturaPolitica.pdf219,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Democracia, crenças e cultura política na América Latina : da naturalização à construção dos conceitos, uma comparação
Autor(es): Ranincheski, Sonia
Castro, Henrique Carlos de Oliveira de
Assunto: Democracia
Cultura política
América Latina
Capitalismo
Data de publicação: 2012
Editora: Universidade Federal de Pelotas
Referência: RANINCHESKI, Sonia; CASTRO, Henrique Carlos de Oliveira de. Democracia, crenças e cultura política na América Latina: da naturalização à construção dos conceitos, uma comparação. Pensamento Plural, Pelotas, RS, ano 6, n. 11, p. 27-44, jul./dez. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pensamentoplural/article/view/3599/2952>. Acesso em: 23 jun. 2017.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de democracia na América Latina, considerando-a como um conceito e uma prática construídos social e historicamente. Para tanto, o conceito de cultura política é usado, a fim de compreender os valores e crenças da cidadania latino-americana. O artigo reflete sobre os valores e crenças existentes, e a legitimidade de um sistema democrático. Ele discute as visões clássicas sobre a democracia e argumenta que a democracia liberal é intrínseca ao capitalismo. Finalmente, o trabalho contribui para o debate sobre a democracia procurando abordar a distinção entre democracias formais e materiais, e os valores culturais que a legitimam.
Abstract: This paper aims to discuss the concept of democracy in Latin America, considering it as a concept and a practice socially and historically built. In these sense, the concept of Political Culture is used in order to understand the values and beliefs of the Latin American’s citizenship. The article wonders about the existing values and beliefs, and the legitimacy of a democratic system. It discusses the classical views on democracy and argues that liberal democracy is intrinsic with capitalism. Finally, the paper contributes to the debate on democracy seeking to address the distinction between formal and substantive democracies, and the cultural values that legitimize it.
Licença: Declaração de Direito Autoral - Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre - A revista Pensamento Plural não cobra nenhuma taxa para a submissão e publicação dos textos. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE). Fonte: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pensamentoplural/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 23 de jun. 2017.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.