Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/24509
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AdolescenciaViolenciaObjetosCulturais.pdf516,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
Outros títulos: Adolescence, violence and cultural objects : an intervention between the educational and therapeutic at the school space
Adolescencia, violencia y objetos culturales : uma intervención entre el educativo y el terapéutico en la escuela
Autor(es): Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Amparo, Deise Matos do
Pereira, Adriana Matos Rodrigues
Assunto: Adolescentes
Violência
Cultura
Psicoterapia do adolescente
Data de publicação: Ago-2015
Editora: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Referência: BRASIL, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues et al. Adolescência, violência e objetos culturais: uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar. Estilos da clinica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 205-225, ago. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 13 set. 2017. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225.
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses.
Abstract: This article presents an experience's analysis of production in group in school environment of a short film that had the intention to offer narcissistic support devices and of expression to adolescents. It was developed as a research-intervention that used a field diary to record eight audiovisual workshops with fifteen high school students of a public school located in a region of social vulnerability and violence. It was concluded that these objects of culture became a symbolizing resource for violence and anguish. These objects of culture have an educational and therapeutic function when aimed at psychic constitution of the subject and its impasses.
Resumen: En este artículo se presentan los resultados de análisis de una experiencia de investigación-acción, desarrollada con 15 adolescentes de la ense&nitlde;anza secundaria de una escuela pública ubicada en una región de vulnerabilidad social y violencia. Para la investigación, se creó conjuntamente un cortometraje con la intención de ofrecerles dispositivos de apoyo narcisista y de expresión. A cada día fueron hechos registros de las observaciones de campo en los ocho talleres de exhibición audiovisuales. Se llega a la conclusión que los objetos de la cultura se han transformado en recursos que van a simbolizar la violencia y la angustia. Estos objetos tienen una función educativa y terapéutica a medida que son destinados a la constitución psíquica del sujeto y sus impasses.
Licença: Estilos da Clínica - Este artigo está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 set. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.