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Layo Fernando Barros de Carvalho.pdf24,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Denilson Lopes-
dc.contributor.authorCarvalho, Layo Fernando Barros de-
dc.date.accessioned2009-12-02T12:51:38Z-
dc.date.available2009-12-02T12:51:38Z-
dc.date.issued2006-
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Layo Fernando Barros de. O bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiro. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2423-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo traçar um paralelo entre os filmes “O Invasor” (2002) de Beto Brant e “O Bandido da Luz Vermelha” (1968) de Rogério Sganzerla em uma tentativa de se analisar a transgressão no cinema brasileiro. Com base no seu aparecimento na teoria cultural, estética e sociológica, reflete-se sobre o conceito de transgressão dentro da sétima arte. Busca-se, então, uma revisão de suas manifestações na história do cinema brasileiro, apontando os filmes de Brant e Sganzerla como marcos transgressores de suas épocas: Cinema da Retomada e Cinema Marginal (década 1960). Através da avaliação da recepção da crítica aos filmes em textos da época de seus lançamentos, as duas produções são finalmente cotejadas em uma análise fílmica que busca unir imagem, bandidos, transgressão e contexto. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe aim of this present study is to compare Beto Brant’s film “O Invasor” (2002) and Rogério Sganzerla’s film “O Bandido da Luz Vermelha” (1968) analyzing transgression in Brazilian cinema. Based on its appearance in the cultural, aesthetic and sociological theory, a concept of transgression is studied in cinema. The research aims to revise the manifestations of transgression in the history of the Brazilian cinema, pointing Brant and Sganzerla’s films as marks of transgression of their times: Cinema da Retomada and Cinema Marginal (decade 1960). Through the evaluation of the reception of the critics about the films in articles published at the time of their release, the two productions are finally unified in a filmic analysis that joins image, outlaws, transgression and context.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO bandido e o invasor : transgressão no cinema brasileiroen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCinema brasileiroen
dc.subject.keywordCrítica cinematográficaen
dc.subject.keywordEstéticaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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