Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23388
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ComportamentoPesquisaInformacao.pdf618,6 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos
Autre(s) titre(s): Comportamiento de búsqueda de información de usuarios de portales corporativos
Information searching behavior of users corporate portals
Auteur(s): Silva, Andréa Carla Marques da
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto:: Comportamento informacional
Recuperação da informação
Processo decisório
Portais da web
Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Eletronorte
Date de publication: jan-2016
Editeur: Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina
Référence bibliographique: SILVA, Andréa Carla Marques da; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos. Revista Informação & Informação, v. 21, n. 1, p. 257-282, jan/abr 2016. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19786>. Acesso em: 25 abr. 2017. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257
Résumé: Introdução: Os portais corporativos são importantes nas organizações competitivas por transcenderem a busca, recuperação e disseminação de informação entre os stakeholders, contribuindo para a cultura de interação e compartilhamento de conhecimentos. Objetivo: O artigo apresenta resultado de pesquisa de mestrado que analisou o comportamento de pesquisa informacional dos usuários de portal corporativo na Eletronorte. Metodologia: O modelo de busca da informação de Wilson (1981), com enfoque nas necessidades cognitivas de usuários de fontes de informação agregado à proposta de Dias (2001b) são elementos para caracterização do portal corporativo. A pesquisa utiliza abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados coletados. Resultados: Os principais fatores que estimulam a busca da informação no portal são a centralização do acesso a informações e documentos, com a devida divulgação, além da promoção do compartilhamento de informação entre os públicos-alvo da organização. Conclusões: O Portal do conhecimento representa fonte de informação qualificada para a tomada de decisão e disseminação do conhecimento organizacional. A ausência de uma política voltada para o letramento informacional e para a cultura de compartilhamento de informação entre usuários são potenciais obstáculos à pesquisa da informação em portais corporativos.
Abstract: Introduction: Corporate portals are important in competitive organizations to transcend the search, retrieval and dissemination of information among stakeholders, contributing to the culture of interaction and knowledge sharing. Objective: The article presents the results of a master's degree research which analyzed the information searching behavior of users of corporate portals in Eletronorte. Methodology: Wilson's (1981) model of information-seeking behavior, focused on cognitive needs of information users, correlated to the proposal of Dias (2001b) are used to characterize the corporate portal. The research uses quantitative and qualitative approaches in the analysis of collected data. Results: The main factors that stimulate the search for information in the portal are the centralized access to information and documents, with proper disclosure, as well as promoting information sharing among audiences of the organization. Conclusions: The Knowledge Portal represents a source of qualified information for decision making and spreading of organizational knowledge. The lack of a policy for information literacy and the culture of information sharing between users constitute themselves potential barriers to searching in corporate information portals.
Resumen: Introducción: Portales corporativos se destacan en organizaciones competitivas por seren espacios que transcienden la búsqueda, recuperación y difusión de la información a los públicos que son del interés de la organización, contribuyendo con la cultura de interacción y intercambio de conocimientos. Objetivo: Presenta los resultados de una investigación de máster Universitario con el objetivo de analizar el comportamiento de búsqueda de información por los usuarios de portales corporativos. Metodología: El estudio se basa en el modelo de búsqueda de información de Wilson (1981) y tuvo como enfoque las necesidades cognitivas de los usuarios de fuentes de información agregado a la propuesta de Dias (2001b) para caracterizar el portal corporativo, con la combinación de métodos cuantitativos y cualitativos en el análisis de los datos recogidos. Resultados: Los principales factores que estimulan la búsqueda de la información son centralización de acceso a informaciones y documentos en el sitio web, con la divulgación adecuada; además de promover el intercambio entre los públicos destinatarios de la organización. Conclusiones: Se ha confirmado la importancia del Portal de Conocimiento como fuente de información cualificada para la toma de decisiones y difusión del conocimiento organizacional. La ausencia de una política para la alfabetización informacional y para el establecimiento de la cultura de intercambio de información entre usuarios, constituyen los posibles obstáculos a la investigación en los portales corporativos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Revista Informação & Informação - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19786. Acesso em: 25 abr. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23388/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.