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Título: Análise de experiências de educação permanente na gestão federal do Sistema Único de Saúde
Autor(es): Cardoso, Priscila de Figueiredo Aquino
Orientador(es): Scherer, Magda Duarte dos Anjos
Assunto: Educação em saúde
Educação continuada
Formação profissional
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de publicação: 8-Mar-2017
Referência: CARDOSO, Priscila de Figueiredo Aquino. Análise de experiências de educação permanente na gestão federal do Sistema Único de Saúde. 2016. xiii, 136 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo, de caráter qualitativo, apresenta uma análise do processo de implementação da Educação Permanente em Saúde na gestão federal do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto das experiências apresentadas na 1ª Mostra Nacional de Educação Permanente em Saúde. A metodologia adotada consiste na análise temática de conteúdo das narrativas dessas experiências. Após uma leitura flutuante e adoção de critérios de inclusão e exclusão, foram objeto de estudo e análise 56 narrativas de experiências da gestão federal do SUS. Para tanto, foi construído um quadro analítico, a partir do qual foram identificados temas/categorias que trazem como resultados as principais concepções de educação presentes nas narrativas, bem como a correlação entre as experiências e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Pneps) e as mudanças ocorridas nos processos de trabalho das unidades da gestão federal do SUS que foram contempladas na Coletânea de Narrativas da referida 1ª Mostra Nacional. Os dados encontrados sugerem a necessidade de aprofundamento nas discussões sobre a Educação Permanente e também de fortalecimento da Pneps na gestão federal do SUS por meio da formação de ativadores de processos de EP.
Abstract: This qualitative study presents an analysis of the implementation process of Permanent Education in Health in the federal management of the Unified Health System (SUS) in the context of the experiences presented at the I National Showing of Permanent Education in Health. The methodology, presented in this study, consists in a content analysis of the narratives of these experiences. After a floating reading and adoption of inclusion and exclusion criteria, 56 narratives of experiences of SUS´ federal management were the object of study and analysis. For that, an analytical framework was created bringing as results the main conceptions of education present in the narratives, the correlation between the experiences and the directives of the National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS) and the changes that occurred in the work processes of the federal SUS´ management units can be considerate part of the results as well. All those results were included in the Narratives Collection of the I National Showing. The data founded in this study suggest the need to deepen the discussions about Permanent Education and to strengthen PNEPS in the federal SUS management through the training of EP process activators.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22834
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