Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/22638
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TeologiaMoralOuriçosTeoriaJustiçaRonald Dworkin.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Alexandre Araújo-
dc.date.accessioned2017-02-17T10:34:07Z-
dc.date.available2017-02-17T10:34:07Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Alexandre Araújo. Teologia Moral para Ouriços: a teoria da justiça de Ronald Dworkin. Revista Direito.UnB, Brasília, v. 1, n.1, p. 199-219, jun. 2014. Disponível em: <http://revistadireito.unb.br/index.php/revistadireito/article/view/24>. Acesso em: 16 fev. 2017.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22638-
dc.description.abstractApós décadas de estudos que enfatizaram a necessidade de uma leitura moral do direito, o filósofo americano Ronald Dworkin publicou, em 2011, o livro Justice for Hedgehogs, em que ele apresenta explicitamente sua teoria da justiça. O presente artigo analisa a teoria exposta, evidenciando a estrutura dos seus argumentos, mostrando como Dworkin adota uma metodologia aristotélica (ao elaborar interpretações capazes de dar sentido às práticas sociais efetivas) que o conduz a uma conclusão platônica (ao afirmar a unidade fundamental dos valores). Sustenta-se, ao final, que esse projeto ético não é consistente, eis que a análise das práticas efetivas não conduz ao reconhecimento da unidade do bem, mas apenas ao reconhecimento de que a tradição liberal em que Dworkin se insere tem um discurso universalista que se baseia na existência de uma noção unitária do bem. Assim, a autocompreensão moral da moralidade proposta por Dworkin gera um discurso de matriz mais teológica que filosófica, pois baseia sua validade na negação da possibilidade de uma crítica filosófica que coloque em questão os pressupostos morais assumidos pelo autor.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherFaculdade de Direito - Universidade de Brasíliaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTeologia moral para ouriços : a teoria da justiça de Ronald Dworkinen
dc.title.alternativeMoral theology for hedgehogs : Ronald Dworkin's theory of justiceen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordÉticaen
dc.subject.keywordPlatonismoen
dc.subject.keywordCeticismoen
dc.subject.keywordDworkin, Ronalden
dc.rights.licenseRevista Direito.UnB - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://revistadireito.unb.br/index.php/revistadireito/article/view/24. Acesso em: 16 fev. 2017.en
dc.description.abstract1After decades of studies that emphasized the necessity of a moral read- ing of the law, the American philosopher Ronald Dworkin published in 2011 the book Justice for Hedgehogs in which he explicitly presents his theory of justice. This paper analyzes the theory exposed, showing the structure of Dworkin’s arguments, showing how he adopts an Aristotelian methodology (which elaborates interpretations able to attribute meaning to effective social practices) that leads to the Platonic conclusion that affirms a fundamental unit of values. It is held at the end of this ethical project is not consistent because the analysis of effective practices do not to lead to the recognition of the unity of the Good, but only to the recognition that the liberal tradition adopted by Dworkin has a universalist discourse based on the existence of a unitary concept of Good. Thus, the moral understanding of the morality proposed by Dworkin generates a discourse that is more theological than philosophical, because it maintains its validity in denying the possibility of a philosophical critique that questions the moral assumptions of the author.en
dc.description.unidadeFaculdade de Direito (FD)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.