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Título: As estratégias de comunicação organizacional no uso de sistemas de informação : estudo de caso do Sistema Único de Informações do Ministério Público Federal
Autor(es): Silva, Allana de Albuquerque Sousa
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Comunicação nas organizações
Estudo de usuários
Sistemas de informação
Gestão do conhecimento
Data de publicação: 14-Fev-2017
Referência: SILVA, Allana de Albuquerque Sousa. As estratégias de comunicação organizacional no uso de sistemas de informação: estudo de caso do Sistema Único de Informações do Ministério Público Federal. 2016. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A pesquisa avaliou as estratégias de comunicação organizacional voltadas aos membros (procuradores da República, procuradores regionais da República e subprocuradores-gerais da República) e servidores lotados em gabinete (analistas/assessores/técnicos) no uso do Sistema Único de Informações do Ministério Público Federal. Percorreu os seguintes objetivos específicos: identificação do perfil do usuário da informação; caracterização do Sistema Único; descrição das atividades realizadas por membros e servidores lotados em gabinetes; e descrição das estratégias de comunicação organizacional no uso do sistema. Teve como base estudos acerca da ciência da informação, comunicação organizacional, sistemas de informação, estudos de usuários e de construção de sentido organizacional. É de cunho descritivo, com abordagem construtivista, de natureza aplicada. Os procedimentos metodológicos foram baseados em observação participante e na análise de registros documentais, além da categorização de conteúdo e análise de dados captados por meio do Google Analytics. Identificou-se o deslocamento da identidade do sistema de gestão de documentos para um sistema de gestão estratégica. Esta pesquisa demonstrou a importância dos fatores de construção de sentido para se estabelecer ações de comunicação que possam incentivar e conscientizar o usuário acerca do seu papel dentro da instituição na estruturação do fluxo de informação e comunicação. Observou-se que o comportamento informacional do usuário na busca por informações para utilização de sistemas é majoritariamente passivo, preferindo a comunicação face a face e o recebimento de e-mail. Como solução emergem os treinamentos com foco no usuário e ações de comunicação mais contínuas e segmentadas, baseadas nos fatores de construção de sentido, de acordo com os tipos de usuários gerencial, tácito e operacional. A capacitação dos usuários gerenciais deve estimulá-los a promoverem um fluxo de comunicação descendente mais qualificado. A participação de um profissional de comunicação pode auxiliar na geração de informações que contribuam na construção de sentido.
Abstract: The research assessed the organizational communication strategies aimed to members (Federal Prosecutor, Federal Circuit Prosecutor and Associate Federal Prosecutor General) and servants (analysts/ advisors/technical) assigned in its offices in the use of the Unified Information System of the Federal Prosecution Service. It coursed the following specific objectives: identification of the profile of the information user; characterization of the Unified Information System; description of the activities carried out by its members and servants assigned in its offices; and description of organizational communication strategies in using the system. This research is based on studies of information science, organizational communication, information systems, user studies and sensemaking in organizations. It has a descriptive nature, with constructivist approach, applied work together nature. The methodological procedures were based on participant observation and analysis of documentary records, in addition to the categorization of content and data analysis obtained through Google Analytics. It was identified the displacement of the identity of the document manager system to a system of strategic management. This research demonstrated the importance of sensemaking factors to establish communication actions that can encourage and educate the user about their role within the institution in structuring the flow of information and communication. It was noted that the information behavior of the user in the search for information for use systems is more passive, preferring to face-to-face communication and receiving e-mail. As a solution, it arises the trainings focused on the user and more continuous and targeted communication actions, based on sensemaking factors, according to the types of management, tacit and operational users. The training of managerial users should to encourage them to promote a downward flow of communication more qualified. The participation of a professional communication can help generate information to assist in the sensemaking.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22531
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