Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/22280
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_MarinaLimadeFontes.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Ana Elisabete de Almeida-
dc.contributor.authorFontes, Marina Lima de-
dc.date.accessioned2017-01-27T21:03:51Z-
dc.date.available2017-01-27T21:03:51Z-
dc.date.issued2017-01-27-
dc.date.submitted2016-09-29-
dc.identifier.citationFONTES, Marina Lima de. Mulheres invisíveis: a produção feminina brasileira na arquitetura impressa no século XX por uma perspectiva feminista. 2016. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22280-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016.en
dc.description.abstractA pesquisa busca refletir sobre a invisibilidade da produção feminina no campo da arquitetura e do urbanismo no contexto ocidental, e com foco no Brasil, no recorte temporal do século XX. Para isso, fez-se um resgate histórico visando compreender de que forma se deu a inserção das mulheres no mercado de trabalho, nos estudos e na prática arquitetônica. Como as relações de gênero, a violência simbólica e a mística feminina estão atreladas ao que conceitua-se aqui de mecanismos de invisibilidade – divisão sexual do trabalho, machismo no ensino, arquitetas à sombra de cônjuges ou chefes, círculo privilegiado e estrelismo – e de que forma eles atuaram para que a produção feminina arquitetônica fosse invisibilizada. Apropriando-se dessa discussão teórica pesquisou-se a produção das mulheres, entre as décadas de 1950 a 1990, por meio da arquitetura impressa utilizando as revistas Acrópole (1938-1971), Habitat (1950-1965) e Módulo (1955-1964/1975-1989) como suporte para a análise desses mecanismos; trata-se de uma pesquisa quantitativa, buscando numericamente autoras mulheres nessas publicações, e qualitativa, mapeando as temáticas abordadas por elas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMulheres invisíveis : a produção feminina brasileira na arquitetura impressa no século XX por uma perspectiva feministaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArquitetura - aspectos sociaisen
dc.subject.keywordFeminismo - Brasilen
dc.subject.keywordArquitetura e urbanismoen
dc.subject.keywordDivisão sexual do trabalhoen
dc.subject.keywordMulheres nas profissõesen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22280-
dc.description.abstract1The research aims at reflecting upon the invisibility of women's production in the architectural and urbanism fields in the western context, focusing on Brazil in face of the temporal facet of the 20th century. For this, a historical review was made in order to realize how the insertion of women in the job market, in education and in the architectural practice took place. How gender relations, symbolic violence and the feminine mystique are tied to what is here named invisibility mechanisms - sexual division of work, sexism in education, the shadowing of women architects by their spouses or bosses, privileged circle and star system - and how all this piled up so that women's architectural production became invisible. Based on this theoretical discussion, women's production from 1950 to 1990 has been studied by means of printed architecture issues, in the magazines Acrópole ( 1938-1971), Habitat (1950 a 1965) and Módulo (1955-1964/1975-1989) as a support for the analysis of these mechanisms; it is a quantitative research which found women's authors in these periodicals by the number and qualitative which mapped the themes related in them.en
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/22280/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.