Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/22020
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_InformacaoPerspectivaTransparencia.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A informação na perspectiva da transparência : análise comparativa entre as características qualitativas da informação na ciência da informação e nas ciências contábeis
Autor(es): Zorzal, Luzia
Rodrigues, Georgete Medleg
Assunto: Qualidade da informação
Transparência
Acesso à informação
Setor público
Data de publicação: 2015
Editora: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
Referência: ZORZAL, Luzia; RODRIGUES, Georgete Medleg. A informação na perspectiva da transparência: análise comparativa entre as características qualitativas da informação na Ciência da Informação e nas Ciências Contábeis. In: CUEVAS CERVERÓ, Maria Aurora; FERNÁNDEZ-BAJÓN, Maria Teresa (Coord.). Políticas de informação, universidade e desenvolvimento. Brasília: UnB/FCI, 2015. p. 27-41.
Resumo: A centralidade da informação no mundo contemporâneo indica que ela ocupa uma dimensão planetária e num espaço social que é inerentemente dinâmico. A transparência e o acesso à informação pública devem ser socializados e democratizados. Proporcionar à sociedade informações de qualidade para que os stakeholders possam aproveitar todo o potencial que os dados podem oferecer é crucial para os gestores públicos. Em contrapartida, a contabilidade dispõe de um arcabouço normativo com vistas ao registro, mensuração e evidenciação das informações contábeis que são requeridas tanto para efeito da prestação de contas dos gestores (accountability) quanto para a tomada de decisões. Nesse sentido, esta comunicação parte de uma pesquisa de doutorado em Ciência da Informação em andamento, investiga as características qualitativas da informação contábil, no setor público, com base nos instrumentos normativos emanados dos órgãos controladores que disciplinam a matéria comparando-as com as características qualitativas da informação segundo a Ciência da Informação. A pesquisa, embora de natureza qualitativa, compreende etapas exploratória e descritiva. Os dados são explicados com base nos procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados parciais apontam que a maioria das características qualitativas atribuídas à informação é similar e/ou equivalente nas duas áreas. No entanto, observa-se que algumas características qualitativas da informação não são equivalentes nos dois campos. A Ciência da Informação possui atributos de qualidade da informação que poderão beneficiar as características qualitativas da contabilidade e vice-versa. A melhoria da qualidade da informação do setor público consequentemente favorecerá a transparência ativa, a accountability e o controle social.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.