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Título: A gestão ambiental como fonte de vantagem competitiva sustentável : contribuições da visão baseada em recursos e da teoria institucional
Outros títulos: Environmental management as source of sustainable competitive advantage : contibutions from resource-based viw and istitutional theory
Autor(es): Santos, Patrick Michel Finazzi
Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Gestão ambiental
Teoria institucional
Sustentabilidade
Data de publicação: Abr-2013
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina
Referência: SANTOS, Patrick Michel Finazzi; PORTO, Rafael Barreiros. A Gestão Ambiental Como Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável: Contribuições da Visão Baseada em Recursos e da Teoria Institucional. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, p. 152-167, abr. 2013. ISSN 2175-8077. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p152/24344>. Acesso em: 18 out. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p152.
Resumo: Este artigo pretende discutir em que condições a gestão ambiental pode contribuir com a vantagem competitiva sustentável, segundo os arcabouços teóricos da Visão Baseada em Recursos (VBR) e da Teoria Institucional (TI). Como resultado, sete proposições de pesquisas são sugeridas a partir da reflexão da capacidade de estratégias ambientais gerarem vantagem competitiva sustentável nos termos da VBR e da TI. Segundo a VBR, a vantagem competitiva move-se pela aptidão de as empresas acumularem recursos ecológicos valiosos, raros, imperfeitamente imitáveis, insubstituíveis e não comercializáveis capazes de causarem heterogeneidade em relação aos seus concorrentes. Por sua vez, sob a ótica da TI, as empresas possuem percepções distintas das pressões externas recebidas acerca de suas atuações ecológicas, porém, reações em direção ao isomorfismo tendem a reduzir o potencial de geração de vantagem competitiva das estratégias ambientais. As empresas devem definir de maneira precisa os motivos pelos quais a implementação de estratégias ambientais contribui para suas missões corporativas e para o meio ambiente.
Abstract: This theoretical article aims to discuss under what conditions environmental management can contribute to sustainable competitive advantage, according to Resource-Based View (RBV) and Institutional Theory (IT). As resulting, seven research propositions are suggested from the reflection about strategies capability to generate sustainable competitive advantage. The competitive advantage for RBV, is driven by the company`s ability to accumulate valuable, rare, imperfectly imitable, non-substitutable and non-tradable resources that are able to cause heterogeneity in relation to its competitors. Conversely, according IT, companies have different perceptions regarding received external pressures; however, reactions toward isomorphism tend to reduce the potential for generating the competitive advantage of environmental strategies. Companies must define preciously the purposes in which environmental strategies implementation contributes to corporate mission and the environment. We recommend that the decision to achieve competitive advantage from environmental strategies must be pondered by the conditions of VBR and TI.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença: Revista de Ciências da Administração - This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p152/24344. Acesso em: 18 out. 2016.
DOI: doi:http://dx.doi.org/https://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p152.
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