Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21036
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RogerioFagundesMarzola.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJesus, Girlene Ribeiro de-
dc.contributor.authorMarzola, Rogério Fagundes-
dc.date.accessioned2016-07-27T21:19:23Z-
dc.date.available2016-07-27T21:19:23Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.date.submitted2016-03-28-
dc.identifier.citationMARZOLA, Rogério Fagundes. Avaliação de Desempenho na UnB: os Servidores Técnico-Administrativos em estágio probatório. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21036-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.en
dc.description.abstractA presente pesquisa versa sobre avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em estágio probatório na UnB, entre os anos de 2012 e 2015, e visa identificar se a avaliação de desempenho está associada às metas de planejamento institucional, assenta-se em elementos que caracterizam a gestão democrática, e assim desenvolve papel formativo para os trabalhadores técnico-administrativos em educação que se encontram em estágio probatório. A avaliação de desempenho deve ser concebida para o alcance de metas institucionais, para a capacitação e reflexão dos servidores e para a coletivização das responsabilidades. Ela enfrenta dificuldades no serviço público na afirmação da função social, a qual questiona a simples transposição de regras e procedimentos do setor privado, e almeja-se que a mesma rompa a subjetividade, se torne democrática e seja provida de instrumentos adequados. A legislação prevê a mesma de forma objetiva e com múltiplos avaliadores, vinculada ao planejamento institucional, à formação dos servidores e ao desenvolvimento na carreira, relacionada aos objetivos sociais da Instituição, com caráter coletivo e pedagógico, impulsionando nos servidores a visão crítica da sua função social. O objetivo da pesquisa foi identificar os alcances e limites do processo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em estágio probatório na UnB. Para tanto, o presente estudo contemplou as abordagens quantitativa e qualitativa. Foi utilizada a análise documental, entrevistas e questionários, para identificar as percepções e opiniões dos gestores e servidores técnicos com relação à avaliação de desempenho. Na opinião dos entrevistados e respondentes dos questionários, a avaliação de desempenho permanece um ritual burocrático, embora tenha pontos de melhora em relação à Resolução anterior, porém há um grande vácuo em relação à capacitação inicial dos novos servidores principalmente no uso dos principais sistemas utilizados na Universidade.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação de Desempenho na UnB : os Servidores Técnico-Administrativos em estágio probatórioen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliaen
dc.subject.keywordGestão de pessoasen
dc.subject.keywordServidores públicosen
dc.subject.keywordServidores públicos - estágio probatórioen
dc.subject.keywordAvaliação de desempenhoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21036-
dc.description.abstract1This research deals with performance evaluation of the technical and administrative staff on probation at UnB , between the years 2012 and 2015 , and aims to identify the performance evaluation is associated with institutional planning goals , is based on elements that characterize democratic management , and thus develops formative role for technical and administrative workers in education who are on probation . Performance evaluation should be designed to achieve institutional goals for training and consideration of the servers and the collectivization of responsibility. It faces difficulties in the public service in the affirmation of social function, which questions the simple transposition of rules and procedures of the private sector, and the aim is to break the same subjectivity, become democratic and be provided with appropriate instruments. The legislation provides the same objectively and with multiple evaluators , linked to institutional planning , training of servers and career development related to social objectives of the institution , with collective and pedagogical character , boosting the servers critical view of their role social. The objective of the research was to identify the scope and limits of the performance evaluation process of technical and administrative staff on probation at UnB. Therefore, this study included quantitative and qualitative approaches. It was used to document analysis, interviews and questionnaires to identify the perceptions and opinions of management and technical servers with respect to performance evaluation. In the view of respondents and respondents of the questionnaires, the performance evaluation remains a bureaucratic ritual, although improvement points from the previous resolution, but there is a big vacuum in relation to the initial training of new servers mainly in the use of the main systems used in University.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.