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Título: Brincando na terra : tempo, política e faz de conta no acampamento Canaã (MST - DF)
Autor(es): Couto, Gustavo Belisário D'Araujo
Orientador(es): Borges, Antonádia Monteiro
Assunto: Crianças - aspectos sociais
Antropologia - Brasil
Brincadeiras
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)
Data de publicação: 27-Jul-2016
Referência: COUTO, Gustavo Belisário D'Araujo. Brincando na terra: tempo, política e faz de conta no acampamento canaã (MST - DF). 2016. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Entre julho e outubro de 2015, estive com os moradores do acampamento Canaã, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, (MST), localizado em Brazlândia, no Distrito Federal. Inicialmente, fui a campo inspirado pelas discussões da antropologia da criança, no intuito de levar asério as perspectivas das crianças do acampamento em suas brincadeiras, na ocupação da terra, nas ações políticas do movimento e em seus cotidianos. No entanto, enquanto estive em campo, pude notar que crianças e adultos não eram concebidos a partir de ontologias distintas. Acampados de diferentes idades conviviam na ocupação da terra, no trabalho e inclusive nas brincadeiras. Tal convivência redirecionou as reflexões da pesquisa. Relaciono o ser criança e a brincadeira a uma maneira de pensar, a perceber o espaço e o tempo e a se comunicar que transcende os limites estanques entre adultos e crianças. Assim, o presente trabalho pensa a teia de brincadeiras que envolveram a terra em que o Canaã ocupa, incluindo as brincadeiras do Estado, da Escola e da própria Antropologia que estavam em jogo.
Abstract: Between June and October 2015, I was with the inhabitants of Canaan, a Workers Landless Movement (MST) encampment, located in Brazlândia in the Federal District of Brazil. Initially, I was inspired by the anthropology of childhood field discussions in order to take seriously the perspectives of encamped children in their play, in the land occupation, in the MST political actions and in their dailylives. However, while I was there, I noticed that children and adults were not designed from different ontologies. Militantes of different ages coexisted in the land occupation, at work and even in play. Such coexistence redirected the research reflections, and allowed me to relate the becoming child and the play to a way of thinking, communicate and relate to the space and the time that transcends the boundaries between adults and children. Thus, this paper thinks the games that involves the land where isencampment Canaan, including State, School and Anthropology.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21032
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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