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Título: Desenvolvimento e políticas culturais de base comunitária na América do Sul : estudo comparado Brasil-Argentina
Autor(es): Melo, Bruno Henrique Rodrigues de
Orientador(es): Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
Assunto: Política cultural
Brasil - Argentina
Cultura Viva (Programa)
Puntos de Cultura (Argentina)
Cultura - Brasil
Participação social
Data de publicação: 23-Jun-2016
Referência: MELO, Bruno Henrique Rodrigues de. Desenvolvimento e políticas culturais de base comunitária na América do Sul: estudo comparado Brasil-Argentina. 2016. xiv, 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta dissertação apresenta estudo comparado sobre as políticas culturais de base comunitária no Brasil e na Argentina, a partir de uma reflexão sobre os desafios contemporâneos da relação entre cultura, desenvolvimento e cidadania, bem como de uma análise das trajetórias do programas “Cultura Viva” (Brasil) e “Puntos de Cultura” (Argentina). A pesquisa, de caráter interdisciplinar, aborda as especificidades da implementação de políticas públicas similares em contextos diferentes, considerando as influências dos distintos atores, arranjos institucionais e instrumentos de gestão, bem como as novas capacidades estatais necessárias para lidar com essa complexidade. O capítulo 1 apresenta ensaio teórico sobre os desafios contemporâneos envolvendo cultura, desenvolvimento e cidadania à luz dos debates da teoria social sobre a modernidade tardia e diferentes abordagens sobre desenvolvimento e pós-desenvolvimento. O capítulo 2 analisa as trajetórias dos referidos programas nos dois países, com ênfase nos instrumentos de gestão e os desafios da relação Estado – sociedade civil. O capítulo 3 apresenta uma análise comparada Brasil – Argentina, a partir da aplicação do Modelo de Análise Sintonia Fina (MSF), elaborado pelo autor a partir de reflexões sobre as abordagens de arranjos institucionais e capacidades estatais, da teoria do ator-rede e da Sociologia da Ação Pública. As conclusões apresentam os principais achados da pesquisa, à luz da análise comparada Brasil-Argentina, buscando apontar em que medida os elementos constitutivos das políticas culturais e os instrumentos de gestão utilizados contribuem para a construção de capacidades estatais para o desenvolvimento, apoiando-se nos referenciais teóricos e ferramentas de análise apresentados.
Abstract: This dissertation presents a comparative study of community-based cultural policies in Brazil and Argentina, analysing the path followed by their respective programmes “Living Culture” (Cultura Viva, Brazil) and “Culture Points” (Puntos de Cultura, Argentina), founded on the analysis of contemporary issues and challenges over the relationship between culture, development, and citizenship. As an interdisciplinary research, it approaches the specificities of implementing similar public policies in distinct contexts, considering the influence of the various actors, institutional arrangements and management instruments, as well as observing the new state capacities that are needed to face this complexity. Chapter One is a theoretical essay over the contemporary challenges involving culture, development, and citizenship, in light of the social theory debates over late modernity and different approaches to development and post-development. Chapter Two analyses the respective programme paths in both countries, focusing on management instruments and the major issues over the relation between State and civil society. Chapter Three presents a Brazil – Argentina comparative analysis, applying the Fine Tuning Model (FTM) conceptual framework which was designed by this author, based on the study of different approaches such as institutional arrangements, state capacities, actor-network theory and Sociology of Public Action. The conclusions present the main findings of the research from a comparative perspective, attempting to indicate the extent to which the core elements of cultural policy and management instruments contribute to development and to the building of state capacities, based on the theories and tools of analysis that were studied.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20771
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