Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2071
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MariaDenilvaLBarbosa_.pdf414,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Claisy Maria Marinho-
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Denilva de Lima-
dc.date.accessioned2009-10-29T12:16:21Z-
dc.date.available2009-10-29T12:16:21Z-
dc.date.issued2009-10-29-
dc.date.submitted2007-12-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria Denilva de Lima. Estudo sobre a reestruturação curricular do curso de psicologia da Universidade de Brasília: o processo e seus produtos. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2071-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.en
dc.description.abstractA instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais, em 2004, deflagrou um momento histórico de discussão e de crítica a respeito da formação do psicólogo, instaurando, no cenário brasileiro, a oportunidade privilegiada de mudanças significativas na formação e no construto teórico e prático da Psicologia. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivos: investigar como o processo de reestruturação curricular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília foi organizado, analisar se o delineamento do novo Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Brasília atende as Diretrizes Curriculares Nacionais e investigar se a formação em Psicologia escolar é contemplada na nova proposta pedagógica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Para concretização dos objetivos foi realizada uma análise dos documentos elaborados no processo de reestruturação curricular no período de 2001 a 2007 no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Como escolha metodológica, adotou-se a abordagem qualitativa para construção e análise dos dados. Os resultados demonstraram que o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, apesar de ainda não ter aprovado um Projeto Pedagógico para o Curso de Graduação em Psicologia, investe no processo de reestruturação curricular desde 1984. Esse processo de reestruturação curricular acompanhou os movimentos nacionais de mudanças na formação do psicólogo. Os resultados demonstraram, ainda, que o Projeto Pedagógico preliminar do Curso de Psicologia do IP/UnB não atende todas as orientações das DCNs, especialmente no que diz respeito aos perfis de formação profissional e a definição das ênfases curriculares, bem como não traz inovações na estrutura curricular no que diz respeito à organização das disciplinas e do estágio curricular. Em relação à formação em Psicologia Escolar, não há evidências claras que essa área de pesquisa e prática profissional está sendo contemplada intencionalmente no Projeto Pedagógico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe implementation of the National Curricular Lines of Direction presented in 2004 a historical moment of discussion and critics regarding the formation of the psychologist, creating in the Brazilian scenery an opportunity for significant changes in the practical and theoretical formation and development in Psychology. In this view, the present work has as its objectives to investigate how the process of curricular restructuring of the Psychology Course belonging to the Psychology Institute from the "Universidade de Brasília" (UnB) was organized after the approval of the National Curricular Lines of Direction for the Psychology Undergraduate Course; analyze how the design of the new Pedagogical Project of the Psychology Under graduate course from the "Universidade de Brasília" (UnB) is articulated with such Lines of Direction; and investigate how the formation course in Educational Psychology is contemplated within this new pedagogical perspective from the Psychology Institute-UnB. To meet the objectives, an analysis of the documents elaborated in the curricular restructuring process from 2001 to 2007 in the Psychology Institute (UnB) was held. Qualitative approach was the methodological choice adopted for data building and analysis. The results showed that although the Institute of Psychology has not approved a Pedagogical Project for the graduation course in Psychology, it invests in the process of curricular restructuring since 1984. This process of curricular restructuring followed the national movements of change in the psychologist formation. The results also showed that the preliminary Pedagogical Project for the Psychology Institute (UnB) does not meet all the orientation given by the Lines of Direction, especially regarding professional formation profile and curricular emphasis definition and also does not come up with innovations in the curricular structure concerning subject organization and curricular internship. Regarding Education Psychology, there is no clear evidence in the Project that this field of research and practice is being carried out intentionally.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEstudo sobre a reestruturação curricular do curso de psicologia da Universidade de Brasília : o processo e seus produtosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFormação do psicólogo escolaren
dc.subject.keywordPsicólogos - formaçãoen
dc.subject.keywordProjeto pedagógicoen
dc.subject.keywordReestruturação curricularen
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.