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2016_RafaelNunesTeixeira.pdf532,43 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorResende, José Guilherme de Lara-
dc.contributor.authorTeixeira, Rafael Nunes-
dc.date.accessioned2016-04-18T20:53:51Z-
dc.date.available2016-04-18T20:53:51Z-
dc.date.issued2016-04-18-
dc.date.submitted2016-02-29-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Rafael Nunes. Um modelo para orçamentos mentais: teoria do consumidor e escolhas imprecisas. 2016. 59 f. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19961-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractGeralmente, a Teoria Econômica pressupõe que dinheiro é um bem fungível. Entretanto, evidências da Economia Comportamental (Thaler (1999), Hastings e Shapiro (2013)) indicam que em vários comportamentos esse pressuposto pode falhar. Uma possível explicação para tal falha é o uso de Orçamentos Mentais, que indica que pessoas classificam seu dinheiro em categorias de consumo. Nesse trabalho desenvolvemos um modelo teórico que absorve a ideia de Orçamentos Mentais e discutimos as consequências desse tipo de pressuposto na Teoria do Consumidor. Além disso, ressaltamos algumas observações comportamentais de tal agente. Isso cria novas interpretações para algumas anomalias como a Reversão de Preferência.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUm modelo para orçamentos mentais : teoria do consumidor e escolhas imprecisasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEconomia - aspectos psicológicosen
dc.subject.keywordOrçamentos mentaisen
dc.subject.keywordTeoria do consumidoren
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19961-
dc.description.abstract1Commonly, Economic Theory assumes that money is fungible. However, evidence from Behavioral Economics (Thaler (1999), Shapiro and Hastings (2013)) indicates that in many behaviors this assumption may fail. One possible explanation for this failure is the use of Mental Budgets, which indicates that people classify their money into expenditure categories. In this work, we developed a theoretical model that absorbs the idea of Mental Budgets and discuss the consequences of such assumption for the Consumer Theory. In addition, we highlight some behavioral observations of such agent. This creates new interpretations for some anomalies such as the Preference Reversal.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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