Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19572
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarolinaMenezesPalhares.pdf4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Turismo na reinvenção da imagem de Brasília, cidade criativa
Autor(es): Palhares, Carolina Menezes
Orientador(es): Moesch, Marutschka Martini
Assunto: Turismo cultural
Turismo cultural - Brasília (DF)
Manifestação artística
Brasília (DF)
Data de publicação: 25-Fev-2016
Referência: PALHARES, Carolina Menezes. Turismo na reinvenção da imagem de Brasília, cidade criativa. 2015. 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A população mundial está se concentrando cada vez mais nas zonas urbanas e os ultrapassados modelos de cidade já não correspondem às demandas atuais de localidades multiculturais, dinâmicas e humanizadas. Assim a cidade criativa surge como um conceito que valoriza os processos criativos contínuos de inovação, das mais diversas ordens, tendo a cultura como foco nas transformações urbanas. A promoção do potencial criativo das cidades pelo turismo pode contribuir para a ressignificação da imagem da cidade, colocando em destaque a produção local baseada em manifestações artísticas e culturais, o que pode provocar inusitadas experiências no visitante. Esta dissertação teve como objetivo investigar as relações entre cidade criativa e o turismo criativo, identificando oportunidades e desafios para a dinamização do setor turístico em Brasília. O problema de pesquisa motivador trata da perspectiva de Brasília como uma Cidade Criativa e como isso pode contribuir para a ressignificação de sua imagem como cidade turística acolhedora, contemporânea e dinâmica, diferenciando-se da imagem expressa pela mídia como apenas espaço de poder administrativo, monumental pela sua patrimonialização. O caminho metodológico perseguido foi de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando-se da técnica de triangulação dos dados. As categorias de cidade criativa, imagem e turismo criativo foram as construtoras da interpretação das evidências empíricas recolhidas. O foco do estudo foi a obra do artista plástico Athos Bulcão que conferiu à Brasília intervenções estéticas integradas à arquitetura que geraram roteiros turísticos, projetos educativos e produtos associados ao turismo com potencial de propiciar experiências na cidade-monumento, enfatizando a criatividade.
Abstract: The world population is concentrating increasingly in urban areas and outdated models of city no longer correspond to current demands of multicultural locations, dynamic and humanized, so the creative city emerges as a concept that values continuous creative processes of innovation, various orders, and culture as a focus on urban transformations. The promotion of the creative potential of cities for tourism can contribute to the city's image reframing, by highlighting local production based on artistic and cultural events, which can cause unusual experiences in the visitor. This work aimed to investigate the relationship between creative city and creative tourism, identifying opportunities and challenges to boost the tourism sector in Brasilia. The motivating research problem deals with the Brasilia perspective as a Creative City and how it can contribute to the redefinition of its image as a welcoming tourist town, contemporary and dynamic, differing image expressed by the media as only space of administrative power, monumental for their patrimony. The methodological path pursued was a qualitative research, using the technique of triangulation data. The categories of creative city, image and creative tourism were the builders of the interpretation of the collected empirical evidence. The focus of the study was the work of the artist Athos which conferred on Brasilia aesthetic interventions integrated with architecture that generated tourist routes, educational projects and products associated with tourism potential to provide experiences in the city-monument, emphasizing creativity.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19572
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.