Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18826
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2015_MariadasGraçasRodrigues.pdf1,67 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorBucher-Maluschke, Júlia Sursis Nobre Ferro-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria das Graças-
dc.date.accessioned2015-12-01T20:44:02Z-
dc.date.available2015-12-01T20:44:02Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.date.submitted2015-10-21-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria das Graças. Fatores de risco e proteção na saúde mental de professores de escolas públicas em Fortaleza (CE) e Porto (PT). 2015. 164 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18826-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2015.en
dc.description.abstractA saúde mental é uma dimensão importante para todo ser humano, contudo não tem a atenção devida se comparada com à saúde física como apontam as pesquisas. Este estudo, teve como objetivo geral identificar os fatores de risco e proteção de professores nas escolas públicas do ensino fundamental e médio do Fortaleza (CE/BR) e do Porto (PT) e suas implicações na saúde mental. Nosso interesse na temática surgiu ao observar inúmeras situações de sofrimento nos professores, diante das mudanças no contexto educativo, novas exigências e responsabilização pelos processos educativos. Frente a este cenário, optamos por pesquisar a saúde mental dos professores na perspectiva da psicodinâmica do trabalho focando nos trabalhos de Dejours, que faz a inter-relação entre saúde mental e trabalho e os processos psíquicos. O estudo é de natureza descritiva realizado com uma amostra constituída por 31 professores de Fortaleza (CE/BR), e 21 professores da cidade do Porto (PT) com idades entre 26 a 60 anos. Os participantes da pesquisa foram identificados nos sindicatos das referidas cidades e aceitaram participar voluntariamente. Utilizamos dois instrumentos: Questionário sóciodemográfico; Inventário de Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA). Os dados foram apresentados por meio de gráficos e tabelas e analisados quantitativamente. Os resultados dos professores de Fortaleza, indicaram presença de esgotamento psíquico como também estado crítico de realização profissional e reconhecimento social. Sendo que, estes últimos resultados foram encontrados também nos professores do Porto (PT). Os professores das duas cidades, buscaram estratégias criativas e mecanismos defesa para não “adoecerem psiquicamente”. Esperamos que o estudo contribua para o planejamento de políticas públicas na área da educação com vistas à promoção e proteção da saúde mental dos professores.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFatores de risco e proteção na saúde mental de professores de escolas públicas em Fortaleza (CE) e Porto (PT)en
dc.title.alternativeRisk factors and protection of mental health of teachers of public schools from Fortaleza (CE/BR) and Porto (PT)en
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordSaúde mentalen
dc.subject.keywordProfessores - saúde mentalen
dc.subject.keywordEscolas públicasen
dc.subject.keywordProfessores - doenças profissionaisen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.10.T.18826-
dc.contributor.advisorcoRibeiro, José Luís Pais-
dc.description.abstract1Mental health is an important dimension for all human beings, although compared with physical health it has not received the deserved attention for its importance, as we found in other researches. This study generally aimed to identify risk and protective factors of teachers in public schools from primary and secondary education in Fortaleza (CE/BR) and Porto (PT) and their implications in mental health. Our interest in this theme arose by observing numerous situations of intense suffering of teachers in face of changes in the educative context, new work demands and being responsible of educative processes. Given this situation, we opted to research the mental health of teachers from the perspective of work psychodynamics focusing on Dejour´s works, that present an interrelation between mental health and work and psychic processes. The descriptive study was made with a sample of 31 teachers from Fortaleza (CE/BR) and 21 teachers from Porto (PT), between 26 and 60 years old. The survey participants were identified in the unions from the cities above-mentioned and participated voluntarily. Two tools were used: sociodemographic questionnaire; Inventory of Work and Illness Risks (IWIR). Data are presented by graphics and tables and quantitatively analyzed. The results for the teachers from Fortaleza showed presence of psychic fatigue and also a critical state of professional attainment and social acknowledgement. The results indicated that the teachers from both countries presented high number of risk factors and low number of protective ones. Same results were obtained for the teachers from Porto (PT). The teachers looked for defense strategies and mechanisms to “not to get psychically ill” and to remain in the profession. We hope the study contributes to the planning of public politics in education field for the promotion and protection of the mental health of the teachers.-
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/18826/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.