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2015_MurillodeMeloMacedo.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
dc.contributor.authorMacedo, Murillo de Melo-
dc.date.accessioned2015-11-06T12:29:23Z-
dc.date.available2015-11-06T12:29:23Z-
dc.date.issued2015-11-06-
dc.date.submitted2015-04-01-
dc.identifier.citationMACEDO, Murillo de Melo. A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 285 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18689-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractAnalisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental por meio de pesquisa quase experimental realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinado ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes pesquisados ainda não possuem as competências do LI consideradas necessárias para o 9º ano do Ensino Fundamental, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos relacionados ao comportamento.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes do 9º ano do ensino fundamentalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLetramento informacionalen
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãoen
dc.subject.keywordEducação básicaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18689-
dc.description.abstract1The dissertation analyzes the influence of information literacy in the learning process of elementary students in 9th grade, through a quasi-experimental study with two groups of learners. The study happened during some classes of Religious Education subject in a Catholic school in Brasília-DF. First, it was identified the students’ prior knowledge. Later, the quasi-experimental group had guidelines and access to basic guide of information literacy, and finally, it was possible to compare learning levels obtained between them after propose solving a problem to the groups. The study used the methodology of mixed methods, with application of action research combined with quasi-experimental design. The research techniques used were the questionnaire, the participant observation and the conceptual maps, supplemented with reports, evaluation and unstructured interview. The results showed little significant improvement in academic performance in the quasi-experimental group. The study also showed that students of basic education do not have the skills of information literacy deemed necessary; on the other hand, it demonstrated important changes in students’ learning, especially in the attitudinal aspects.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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