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ARTIGO_ ParticipacaoUniversidadesReformaAgraria.pdf108,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A participação das universidades na reforma agrária
Autor : Schmith, Benício Viero
Marinho, Danilo Nolasco Cortes
Rosa, Sueli L. Couto
Assunto:: Reforma agrária
Reforma agrária - participação das universidades
Fecha de publicación : abr-1997
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Citación : SCHMITH, Benício Viero; MARINHO, Danilo Nolasco; ROSA, Sueli L. Couto. A participação das universidades na reforma agrária. Estudos Sociedade e Agricultura, n. 8, p. 157-161, abr. 1997. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/esa/V2/ojs/index.php/esa/article/view/109/105>. Acesso em: 19 dez. 2014.
Resumen : O Censo e a Pesquisa Amostral nos Projetos de Reforma Agrária originaram-se de uma demanda do Incra/Ministério Extraordinário de Política Fundiária em agosto de 1996, tendo em vista a necessidade de identificar todas as famílias assentadas em áreas de projetos de reforma agrária do Governo Federal, bem como traçar o perfil socioeconômico das mesmas. A controvérsia sobre o número efetivo de famílias assentadas sempre representou um debate vazio devido a ausência de informações objetivas e atualizadas. Governo e organizações/movimentos sociais vinham apresentando dados discrepantes sobre o assunto, principalmente sobre as famílias efetivamente assentadas e suas condições reais de vida. Além disso, o Incra iden-tificou a necessidade de atualizar seu Cadastro de famílias assentadas, que se apresentava desatualizado ou inexistente em muitos Estados. Em função de premência dos dados e da agilidade exigida percebeu-se que o quadro de técnicos do Incra se colocava insuficiente para atender tal demanda. O envolvimento das universidades brasileiras ocorreu a partir de um debate já iniciado e coordenado pelo Fórum de Reforma Agrária, ocorrido na UnB nos meses de junho e julho de 1996. As universidades representadas neste Fórum apresentaram seu interesse em participar mais ativamente e se dispuseram a atender as demandas do Ministério Extraordinário de Políticas Fundiárias, principalmente no que se referia a pesquisas. Deste modo, o envolvimento das universidades ao projeto do Censo e Pesquisa Amostral deu-se através do Crub (Conselho dos Reitores das Universidades Brasileiras), que colocaram professores e estudantes à disposição do projeto. As universidades brasileiras, ao defender sua participação, destacavam a importância de envolver estudantes e professores nas atividades mais práticas e realistas do cotidiano do processo de reforma agrária, apostando no efeito multiplicador desta experiência tanto em termos de formação de uma cultura a respeito do assunto como no fortalecimento do debate teórico sobre a reforma agrária.
Licença:: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: http://r1.ufrrj.br/esa/V2/ojs/index.php/esa/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 05 jan. 2015.
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