Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/17675
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RedesSociaisCamposPolIticos.pdf393,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: “Redes sociais em campos políticos internacionais-globais para o desenvolvimento - perspectivas a partir da experiência brasileira”
Autor(es): Barros, Flávia Lessa de
Assunto: Redes sociais
Participação social
Campos políticos internacionais
Brasil - sociedade civil - articulação
Sociedade civil - participação em organismos internacionais de cooperação
Cidadania
Data de publicação: 2010
Editora: Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas - CEPPAC
Referência: BARROS, Flávia Lessa de. “Redes sociais em campos políticos internacionais-globais para o desenvolvimento: perspectivas a partir da experiência brasileira”. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, Brasília, v.4, n. 2, p. 65-84, 2010. Disponível em: < http://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/3947/3343>. Acesso em: 29 dez. 2014.
Resumo: Enfoco políticas, estratégias e mecanismos de representação e participação da sociedade civil em instâncias e processos decisórios e consultivos promovidos por organismos internacionais de cooperação sobre políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento. As análises são baseadas em pesquisa direta e têm como objeto as inter-relações de dois conjuntos de atores: redes, movimentos sociais e outras formas coletivas de articulação e associação de organizações da sociedade civil brasileiras e diversas agências de cooperação muitilateral. Viso a contribuir para discussões sobre novas forças sociais, novas estruturações de poder e novos espaços públicos de governança, participação e cidadania na contemporaneidade - internacionais, transnacionais e globais. Ao mesmo tempo, também para discussões sobre a capacidade e os limites da capacidade de adaptação e mudança de grandes instituições burocráticas modernas que atuam como centros de governança global face ao fortalecimento de determinados atores da sociedade civil e às suas estratégias para a atuação em campos políticos internacionais-globais. Aponto algumas características das ações das redes de organizações da sociedade civil, por meio da diplomacia civil, que implicam em novas problemáticas relativas à democracia e ao papel dos Estados nacionais em âmbito internacional-global.
Licença: A matéria publicada é de propriedade da Revista, podendo ser reproduzida total ou parcialmente com indicação da fonte. Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/repam/about/submissions#copyrightNotice . Acesso em: 29 dez. 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.