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Título: Aplicação de técnicas de aprendizado por reforço à alocação de recursos e ao escalonamento de usuários em sistemas de telecomunicações
Autor(es): Leite, João Paulo
Orientador(es): Carvalho, Paulo Henrique Portela de
Assunto: Aprendizagem
Usuários
Sistemas de telecomunicações
Data de publicação: 18-Nov-2014
Referência: LEITE, João Paulo. Aplicação de técnicas de aprendizado por reforço à alocação de recursos e ao escalonamento de usuários em sistemas de telecomunicações. 2014. viii, 131 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A adaptação de enlace e o escalonamento de usuários são aspectos cruciais dos atuais sistemas de comunicação devido à demanda por alta eficiência espectral, de forma a se obter a maior vazão possível com base nos recursos espectrais disponíveis, e à grande variedade de aplicações de usuário, cada uma com diferentes requisitos de qualidade de serviço. A implantação tanto da adaptação de enlace quanto de algoritmos de seleção e escalonamento de usuários impõe certos desafios, pois as soluções atualmente utilizadas consideram modelos idealizados de terminais de transmissão e de recepção, bem como um canal de comunicação de natureza invariante explicações cujas exigências são imutáveis.Nesse contexto, técnicas de aprendizado de máquina podem ser utilizadas como uma forma de superar as limitações impostas pelas técnicas tradicionais de modelagem e solução analítica dos problemas supracitados. Este trabalho apresenta como primeira contribuição uma solução para o problema de adaptação de enlace por modulação e codificação adaptativas em sistemas multiportadora utilizando técnicas de aprendizado por reforço por estados contínuos. Comosegunda contribuição, ainda com respeito à adaptação de enlace, o trabalho propõe a utilização do aprendizado por reforço para a solução do problema de bit loading em sistemas multiportadora.Como terceira contribuição, o trabalho propõe um algoritmo de seleção e escalonamento deusuários baseado na estratégia de aprendizado por reforço multi-objetivo, como uma forma delidar com os diferentes requisitos de qualidade de serviço que são impostos pela heterogeneidadedas aplicações que trafegam nas redes de comunicação atuais. Em particular, é considerado o problema de escalonamento de tráfego sensível ao atraso. Resultados de simulação mostram que as soluções propostas, baseadas em aprendizado por reforço, são capazes de explorar a variabilidade do meio de transmissão, de forma a suplantar as perdas que são introduzidas pela modelagem idealizada dos terminais de comunicação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Link adaptation and scheduling are crucial aspects of communication systems since highspectral efficiency is required in order to obtain the highest throughput given the availablespectrum resources and base stations should be able to service a wide range of quality of servicerequirements.In this context, machine learning techniques can be used as a way to overcome thelimitations imposed by traditional modeling techniques of the aforementioned problems. The firstcontribution of this thesis is to propose a solution to the problem of link adaptation for adaptivemodulation and coding in multicarrier systems using a continuous-state reinforcement learningapproach. As a second contribution, this thesis presents a solution to the bit loading problem inmulticarrier systems by means of reinforcement learning.As a third contribution, an algorithm for user selection and scheduling based on multiobjectivereinforcement is proposed. In particular, the scheduling of delay-sensitive traffic isconsidered. Simulation results show that the proposed solutions, based on reinforcement learning,are able to exploit the variability of the transmission medium and overcome the losses that areintroduced by idealized models of communication terminals and the communication channel.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
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