Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16210
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NinaPugliaOliveira.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise socioespacial do mercado de música de Brasília - DF
Autor(es): Oliveira, Nina Puglia
Orientador(es): Campos, Neio Lúcio de Oliveira
Coorientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Música - Brasília (DF)
Data de publicação: 8-Set-2014
Referência: OLIVEIRA, Nina Puglia. Análise socioespacial do mercado de música de Brasília - DF. 154 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho articula o arcabouço teórico-metodológico da ciência geográfica com as contribuições recentes no tocante ao debate em torno da economia da cultura. É uma tentativa de aproximar estes dois campos do conhecimento, com o intuito maior de trazer à tona uma reflexão acerca da cultura como agente transformador do espaço e gerador de “desenvolvimento” socioterritorial. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta uma análise espacial da cadeia produtiva da música em Brasília, tomando os elementos espaciais categorizados por Milton Santos como principais parâmetros de análise. A economia criativa, cuja economia da cultura é uma de suas faces, tem se destacado não só pelos excelentes resultados no campo econômico, mas por extrapolar estes limites, demonstrando-se elemento de estratégias de desenvolvimento local. Busca-se, portanto, inserir neste fenômeno um olhar espacial, a partir da articulação entre a metodologia de análise geográfica espacial, com o aporte teórico sobre capitalismo e o Estado harveyniana e as explanações atuais sobre economia criativa, compiladas por distintos autores. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation links the theoretical-methodological framework of the geographical science to the recent contributions to the debate on cultural economics. It is an attempt to bring near these two knowledge fields, with the major target of raising reflection about culture as an agent transforming space and generating social-territorial “development”. Therefore, this research work presents a space analysis of the musical production chain in Brasilia, where space elements are the main analysis parameters. Creative economics, that has culture economics as one of its faces, has been on stage due not only to its outstanding economic results but also to going beyond these limits and proving itself an interesting element of local development strategies. The insertion of a space approach to this phenomenon is thus sought, based on the links between Milton Santos’ space analysis methodology, David Harvey’s theoretical approach to capitalism and State, and updated explanations about creative economics provided by Ana Carla Fonseca Reis.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.