Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16061
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UsoModelosNegocios.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
Outros títulos: The use of business models by publishers of open access scientific electronic journals
Autor(es): Gumieiro, Katiúcia Araújo
Costa, Sely Maria de Souza
Assunto: Periódicos científicos
Periódicos eletrônicos
Acesso aberto à informação
Comunicação científica
Negócios
Data de publicação: Dez-2012
Editora: Escola de Ciência da Informação da UFMG
Referência: GUMIEIRO, Katiucia Araujo; COSTA, Sely Maria de Souza. O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400007.
Resumo: Estuda o uso de modelos de negócios, no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. Adicionalmente, discute as diferenças disciplinares, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. O estudo objetivou identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, assim como relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, são propostos três modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada um dos três modelos representa as particularidades de uma das três divisões do conhecimento, isto é, das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui-se que a configuração de modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto aos modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work reports the use of business models in the context of open access electronic scholarly journals publishing. Additionally, the discussion takes into account disciplinary differences, particularly in terms of three issues, namely required publication speed, funding and features involving the edition of a scholarly journal. The study aimed to identify required elements for the design of business models appropriated to open access scholarly journals publishing, as well as to relate these elements to the specific area of knowledge. Based on a bibliographic survey, the research adopted a qualitative approach that consisted of analyzing the content of the literature reviewed. As a result, the study presents three business models for the activity of open access electronic journal publishing, comprised of a group of four components proposed by Stähler’s, namely value proposition, products and/or services, value architecture and source of resources. Each model represents particularities of one the three major divisions of knowledge, that is, Sciences, Social & Human Sciences and Arts & Humanities, respectively. The study concludes that the features of business models for Sciences journals are considerably different from journals of the two other divisions. On the other hand, there are important similarities between business models for journals from the Social & Human Sciences, as well as from Arts & Humanities.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Perspectivas em Cência da Informação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 ago. 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.