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Título: Avaliação de necessidades de aprendizagem no trabalho : proposição e exploração de um modelo
Outros títulos: Learning needs assessment at work : proposition and exploration of a model
Autor(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Orientador(es): Abbad, Gardênia da Silva
Assunto: Competência profissional
Treinamento
Desenvolvimento e educação
Comportamento organizacional
Gestão de pessoas
Data de publicação: 4-Ago-2014
Referência: FERREIRA, Rodrigo Rezende. Avaliação de necessidades de aprendizagem no trabalho: proposição e exploração de um modelo. 2014. 198 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi propor e explorar um modelo de avaliação de necessidades de aprendizagem (ANA). Há carência de modelos empíricos de ANA. A pesquisa foi realizada em um órgão público federal e compreendeu dois estudos interdependentes. O primeiro teve por objetivo construir e aplicar uma escala de avaliação de necessidades de aprendizagem em uma amostra de servidores públicos. O segundo objetivou explorar possíveis relações e diferenças empíricas entre as variáveis do modelo proposto. No primeiro estudo, de natureza qualitativa, participaram 57 servidores de um órgão público federal. Foram realizados grupos focais e entrevistas semi-estruturadas. Foi aplicada técnica baseada em análise de conteúdo categorial temática para análise dos dados. No estudo 2, foi aplicada uma escala de ANA em 88 sujeitos. Os itens foram associados a escalas do tipo Likert de 11 pontos (0 a 10). Para a exploração empírica do modelo, foram utilizadas técnicas nãoparamétricas de análises de dados (baseadas em ranques). Os resultados do Estudo 1 mostraram oito categorias de competências e onze de desafios e mudanças enfrentadas pela organização, os quais estão alinhados à estratégia e ao ambiente organizacionais. No Estudo 2, foi possível propor 10 cursos com base nos resultados descritivos do modelo. Foram obtidos escores de correlação fracos, moderados e significativos entre a percepção de desafios e mudanças para a organização e as percepções sobre o domínio e a importância de competências, sugerindo relações entre variáveis ambientais e necessidades, propostas no modelo teórico. Também foram encontradas diferenças significativas de medianas de domínio e importância de competências entre áreas organizacionais, apontando para a possibilidade de necessidades de treinamento dos trabalhadores serem distintas em função de suas unidades de trabalho, conforme sugere o modelo proposto. É sugerida uma agenda de pesquisa que pode subsidiar o aprofundamento das explorações acadêmica e profissional do campo de ANA e do modelo nos próximos anos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of the research is to propose and explore a learning needs assessment (LNA) model. There are few models of LNA tested empirically. The study was conducted in a federal government agency and included two interdependent phases. The first aimed to build and apply a learning needs assessment scale in a sample of public servants. The second aimed to explore possible relationships and empirical differences between the variables of the proposed model. In the first phase, qualitative, participated in 57 servers of a Federal Court. Focus groups and semi structured interviews were conducted. Data analysis was based on content analysis technique. In phase 2, a LNA scale was applied in 88 subjects, using a likert-type scales of 11 points. Nonparametric techniques of data analysis (based on ranks) were used for the empirical exploration of the model. The results of phase 1 showed eight categories of competencies and eleven of challenges and changes faced by the organization, which were aligned to the organizational strategy and environment. In phase 2, 10 courses were proposed based on the descriptive results of the model. Weak and moderate significant correlation scores between perceived challenges and changes to the organization and perceptions about the domain and the importance of competencies were also obtained, suggesting relationships between environmental variables and learning needs. Significant median differences of importance and domain of competencies across organizational areas were also found, pointing to the possibility of worker´s learning needs being distinct in terms of their work units, as suggested by the proposed model. A research agenda was proposed in a way that can support the strengthening of academic and professional field explorations of LNA in the coming years.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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