Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15980
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NovaAdministracaoPublica.pdf528,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A nova administração pública e a abordagem da competência
Outros títulos: The new public management and the competence approach
Autor(es): Guimarães, Tomás de Aquino
Assunto: Gestão de competências
Administração pública
Data de publicação: Mai-2000
Editora: Fundação Getulio Vargas
Referência: GUIMARÃES, Tomás de Aquino. A nova administração pública e a abordagem da competência. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, maio/jun. 2000. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6284/4875>. Acesso em: 24 jul. 2014.
Resumo: Este artigo analisa os conceitos e as características da nova administração pública e como a abordagem da competência se insere nesse contexto. São descritos os quatro modelos da nova administração pública propostos por Ferlie et alii (1996): impulso para a eficiência, downsizing e descentralização, em busca da excelência, e orientação para o serviço público. Além disso, o artigo discute a aplicação, no setor público, da gestão baseada nas competências, bem como sua relação com a flexibilidade. A abordagem da competência é analisada, por um lado, como mecanismo de flexibilidade e de inovação da gestão organizacional e, por outro, como forma de controle e de exclusão sociais. O artigo discute também as dificuldades associadas à aplicação desses conceitos na gestão de organizações públicas. Ao final, sugere que o desafio dos gestores de organizações públicas passa pela competência de realizar a gestão dessas organizações com eficiência e efetividade, baseada na prestação de um serviço público com qualidade e, ao mesmo tempo, orientada para o desenvolvimento e uso do conceito de cidadania. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper analyzes the concepts and characteristics of the new public management and how the competence approach runs in this context. The four new public management models suggested by Ferlie et alii (1996) — the efficiency drive, downsizing and decentralization, in search of excellence, and public service orientation — are presented. The use of the competencebased management approach in public service is also discussed, as well as its relationship with flexibility. The competence approach is analyzed, on the one hand, as a flexibility and innovation mechanism of organization management and, on the other hand, as a form of control and social exclusion. The difficulties associated with the application of these concepts to public management are also discussed. The paper suggests that the public managers’ challenge involves the competence to manage public organizations in an efficient and effective way, based on a high quality public service and, at the same time, targeted on the development and use of the citizenship concept.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: A RAP segue o padrão Creative Commons (BY NC) utilizado pelo SciELO, que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Os exemplares da revista encontram-se disponíveis para consulta na biblioteca da FGV. Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/pages/view/copyright. Acesso em: 24 jul. 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.