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Título: A adesão ao Plano de Ações Articuladas influencia a gestão da educação básica no Distrito Federal?
Autor(es): Diniz, Maria Auriana Pinto
Orientador(es): Silva, Maria Abádia da
Assunto: Educação e Estado
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Planejamento educacional
Avaliação educacional
Data de publicação: 14-Mar-2014
Referência: DINIZ, Maria Auriana Pinto. A adesão ao Plano de Ações Articuladas influencia a gestão da educação básica no Distrito Federal? 2013. xx, 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar de que forma a adesão ao Plano de Ações Articuladas - PAR e a busca por maiores valores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB influenciam as políticas de gestão do sistema de ensino e das escolas públicas do Distrito Federal. Para apreender o objeto, elegeram-se as seguintes questões: Há resquícios das proposições do Banco Mundial na gestão da educação básica do Distrito Federal? Como a política de gestão e planejamento viabilizada pelo Plano de Desenvolvimento e pelo Plano de Ação Articulada influenciou na gestão da escola? Para a realização deste estudo os dados levantados foram tratados na perspectiva histórica e abordagem qualitativa, buscando entender, à luz do PAR, as relações que os gestores e diretores estabelecem para alcançar as metas educacionais de qualidade. Na abordagem metodológica buscou-se aproximar do materialismo histórico dialético, num movimento da aparência à essência. O estudo está dividido em três capítulos: o primeiro analisa a gestão da educação básica pública sob a lógica do Banco Mundial; o segundo evidencia o planejamento da política de gestão da educação básica pública como medida de qualidade onde a gestão experimenta diferentes modalidades de planejamento; e o terceiro apresenta como gestores e diretores enxergam o Plano de Ação Articulada no Distrito Federal num cenário de continuidades e descontinuidades da política pública de gestão. Aponta como resultados: que o PAR favoreceu a retomada do planejamento instrumental racional e dá sinais de articulação do sistema, via SIMEC, possibilitando operacionalidade e organicidade. Aponta ainda que, no caso do Distrito Federal, persistem fragilidades e incertezas, pois as disputas entre grupos partidários locais inibem a construção do Plano Distrital de Educação. Aqui a ênfase foi estrutura física e equipamentos tecnológicos que junto à falta de recursos humanos com conhecimento técnico nas escolas prejudica a coleta de dados da realidade educacional local e prejudica a implantação do PAR. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to examine how the adherence to the Brazilian Plan of Articulated Action (PAR) and the search for higher values of the Index of Basic Education Development (IDEB) affects the policy of management of the Federal District educational system and its public schools. To grasp the object, the following questions were posed: How has the World Bank proposal on the management of basic education been translated in the Federal District? How has the management policy and planning enabled by the Brazilian Development Plan and the Plan of Articulated Action impacted on the management of the school? For this study, the data collected were treated in a historical perspective and a qualitative approach was elected in order to understand, in light of PAR, the relationships that managers and directors establish for reach the goals of educational quality. The methodological approach is an attempt to the historical and dialectical materialism, in a movement from the appearance to the essence. The study is divided into three chapters. The first one is devoted to the analysis of management models in the logic of the World Bank for the Brazilian educational policy since 2000. The second focuses on planning policies of basic public education as a measure of the quality where the management tries different planning approaches. The third chapter presents how managers and directors see the Plan of Articulated Action in the Federal District, in a scenario of continuities and discontinuities of management policy of the public education. The work has produced the following results: the PAR favored the resumption of the instrumental rational planning and points that the articulation of the system, via SIMEC, enables operability and organicity. It also shows that, in the case of the Federal District, weaknesses and uncertainties persist, because the absence of a District Education Plan affects the collection of data about the educational reality, in which the lack of human resources with expertise in schools, as well as the lack of financial resources, hinders the implementation of PAR.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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