Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14897
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ComportamentoDezMaiores.pdf543,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Comportamento dos dez maiores bancos brasileiros durante a crise do subprime : uma análise por meio de indicadores contábeis
Autor(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Tavares, Adilson de Lima
Ximenes, Pedro Maia
Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Balanço (Contabilidade)
Instituições financeiras
Créditos - Brasil
Data de publicação: Abr-2012
Editora: Academia Brasileira de Ciências Contábeis
Referência: GONÇALVES, Rodrigo de Souza et al. Comportamento dos dez maiores bancos brasileiros durante a crise do subprime: uma análise por meio de indicadores contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 6, n. 2, art. 4, p. 170-186, abr./jun. 2012. Disponível em: <http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/view/215/595>. Acesso em: 14 nov. 2013.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo demonstrar o comportamento dos dez maiores bancos brasileiros no período de junho de 2008 a de setembro de 2009, a partir da análise de indicadores contábeis. Para tanto, foram calculados 16 índices com periodicidade trimestral, extraídos a partir das informações contidas nos relatórios contábeis, caracterizando a pesquisa como documental. Os índices foram separados em cinco categorias: liquidez, capital, rentabilidade, receita e mercado. Os resultados obtidos apontaram que a maioria das instituições financeiras da amostra teve capacidade de gerir seus recursos de forma a obter condições de manter o crédito inicialmente, para então, a partir do primeiro trimestre de 2009, impulsionada pelos bancos públicos, elevar suas operações de crédito. Além disso, a maioria dos bancos apresentou uma tendência anticíclica de fomentar as atividades produtivas, com preferência às atividades de maior liquidez em detrimento da rentabilidade, tendo dessa forma uma postura mais conservadora. Por fim, verificou-se que as iniciativas adotadas pelo governo, o equilíbrio econômico brasileiro e os recursos oferecidos pelos bancos ajudaram a produzir um ambiente para o reaquecimento das atividades empresariais durante o período mais agudo da crise do subprime.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/view/215/595. Acesso em: 2 dez. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.